O Brasil possui cerca de 53,4 milhões de empreendedores. Deste total, cerca de 25 milhões são mulheres, de acordo com os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 2019. Apesar do número expressivo de empreendedoras, ainda há uma predominância maior dos homens nos negócios classificados como estabelecidos, que são aqueles com mais de 3,5 anos de existência.
O que não ocorre nos empreendedores classificados como iniciais, que são aqueles que nos últimos 12 meses realizaram alguma ação visando ter um negócio próprio ou tem negócio próprio com até 3,5 anos de operação. Nesta faixa, a pesquisa GEM aponta que o percentual de mulheres e homens é igual, mostrando que o empreendedorismo feminino vem crescendo.
E mesmo em um cenário de crise como a que estamos vivendo por causa dos efeitos da pandemia do Covid-19, as mulheres vêm dando uma mostra de maior agilidade para se adaptar e implantar modificações em seus negócios. Um levantamento realizado pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, entre 27 e 31 de agosto, apontou que a maioria das mulheres entrevistadas (71%), fazia uso das redes sociais, aplicativos ou internet para vender seus produtos.
Já o percentual de homens que utilizam essas ferramentas é bem menor: 63%. As mulheres donas de negócios também inovaram mais na oferta de seus produtos e serviços (11%) contra 7% dos homens; e usaram mais os serviços de delivery (19%), enquanto 14% dos empresários passaram a adotar essa mesma estratégia.
Mulheres que Movimentam
Apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino é uma das missões do Sebrae. No Ceará, a instituição vem, ao longo de sua história, contribuindo para que milhares de mulheres possam transformar suas vidas e de suas famílias por meio do empreendedorismo. Uma destas iniciativas é o seminário online “Mulheres que Movimentam”, que será realizado nesta quarta (14) e quinta-feira (15).
Durante os dois dias, o evento traz uma programação gratuita de palestras, oficinas e talk shows com a participação de empreendedoras e gestoras de diversas áreas, visando fortalecer, inspirar e impactar as participantes por meio da troca de experiências.
Entre os assuntos que serão abordados na programação, estão temas atuais, como a relação dos negócios com o novo cenário gerado pela pandemia, como é o caso das palestras “Quem é este consumidor? Como os negócios poderão se adequar às novas demandas?” e “Desafios e Estratégias para Superar a Crise”. Além disso, o evento trará temas inovadores, como “Empreendedorismo de Impacto Social”, “Negócios Disruptivos” e “Empreendedorismo Feminino no Segmento Turismo Social e Verde”.
Serviço
Mulheres que Movimentam
Data: 14 e 15 de outubro
Hora: a partir das 14 horas
Inscrições: www.mulheresquemovimentam.com.br