O avanço acelerado das tecnologias provoca a necessidade de se reinventar no mercado. Modelos de gestão inovadora e disruptiva transforma empresas e ampliam oportunidades. E para preparar profissionais e empresários a lidarem com esses novos cenários, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) disponibiliza diferentes cursos de capacitação.
De acordo com a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, além de intensificar os cursos relacionados a metodologias ágeis, uma temática extremamente relevante para o momento presente, o Instituto investe em profissionais referência no mercado. Dessa forma, os alunos têm acesso a conteúdos avançados e não só conhecem a teoria, mas também aprendem a como colocar em prática os ensinamentos do professor.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
“O IEL Ceará é a única instituição no Estado a disponibilizar capacitações nesse tema com a profundidade que nós trazemos. Os nossos cursos trabalham desde o básico até os conceitos mais avançados. Mais do que trazer como esses conceitos estão nos livros, os cursos mostram como funcionam nos processos organizacionais. Estamos investindo em grandes nomes para ministrar os cursos. É um investimento que se reverte em um diferencial muito importante para os participantes, sejam eles profissionais ou empresários”, destaca Dana.
Sobre o tema, entre os cursos disponibilizados neste ano pelo IEL Ceará estão: Gestão Ágil de Projetos; Design Thinkig para times ágeis; Gestão Ágil de Projetos com Scrum; Formação em RH Ágil; Agile Practices; e Advanced Business Agility, cuja primeira turma será em dezembro. Nas turmas já realizadas, foram capacitadas cerca de 150 pessoas. Os cursos acontecem por meio da plataforma educacional do IEL Ceará e as aulas são ao vivo, permitindo uma maior interação entre alunos e professores e a realização de networking.
“As metodologias ágeis são apenas um dos focos do nosso portfólio, mas também trabalhamos com um amplo leque de capacitações voltadas à transformação digital das empresas cearenses, como Gestão da Inovação, Indústria 4.0, Internet das Coisas, Marketing Digital, entre outros. O nosso intuito é contribuir verdadeiramente para o avanço das nossas empresas. Essa é uma diretriz muito clara da gestão do presidente Ricardo Cavalcante, que impulsionou o IEL acreditando no potencial transformador da qualificação para o desenvolvimento das empresas”, afirma a superintendente.
Metodologias ágeis
A alta velocidade de mudança traz a necessidade de as empresas serem ágeis e velozes. Nesse contexto, as metodologias tradicionais de negócios já não conseguem mais dar conta dos desafios atuais. Assim, a solução de planejamento e gestão que tem se mostrado mais eficiente são as metodologias ágeis ou agile, em inglês.
As metodologias ágeis surgiram da indústria de software e se disseminaram ao longo dos últimos 20 anos para o mundo dos negócios, tornando-se um dos pilares para a transformação digital, pois focam em lidar com problemas complexos. Dentre elas, Srum e Lean sãos as mais populares. Essas metodologias permitem ajustes no projeto e no produto, conforme eles evoluem. Elas consideram as mudanças rápidas do ambiente, como clientes, tecnologia, concorrentes, e vão se adaptando de forma flexível, criando aprendizado durante o processo. Isso garante o melhor resultado possível, de forma eficiente e sustentável para a empresa e ao mesmo tempo maximizando a experiência do cliente em cada etapa.
Serviço
IEL Ceará
Cursos: www.iel-ce.org.br