O tamanho do mercado de carro por assinatura ainda é uma incógnita no Brasil. No entanto, a expectativa de crescimento é forte. Não é à toa que, além das locadoras, os fabricantes de veículos também têm apostado na modalidade com vistas a oferecer mais possibilidades para quem deseja sair dirigindo um carro Zero Km. No Ceará, o cenário não é diferente. Embora nem todas as marcas estejam oferecendo o serviço, a procura existe e já é possível encontrar revendas com a opção para quem se interessar.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Segundo o presidente em exercício da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE), Lewton Monteiro Júnior, pelo menos sete montadoras lançaram nacionalmente programas de carro por assinatura. Mas ele comenta que isso ainda não significa que o serviço esteja disponível em todas as suas revendas no Estado.
“Porém, é uma tendência de mercado e vejo como mais uma opção para o cliente. O serviço de carro por assinatura tem a vantagem e a facilidade de ter todos os custos embutidos na mensalidade. Como desvantagem não há a posse do bem. Contudo, a contratação tem a ver com a conveniência de cada consumidor e é importante ter para oferecer”.
Lewton Monteiro Júnior, presidente em exercício da Fenabrave-CE
Ele afirma que as marcas precisam investir mais em divulgação para aquecer a demanda espontânea pelo serviço. “No Ceará, ainda existe a barreira cultural de apego à posse do carro”, diz. E esse comportamento vai de encontro à proposta da modalidade de carro por assinatura que foca no acesso ao bem.
“É um caminho sem volta. A gente acredita na mudança de comportamento do consumidor e que o carro por assinatura veio para ficar”.
André Fiúza, responsável pelo Departamento de Mobilidade do grupo Newland
O grupo revende as marcas Toyota, Lexus e Jeep no Ceará. E apesar de o serviço de carro por assinatura ter ganhado corpo no segundo semestre de 2020, de olho no futuro, a Newland, desde o fim de 2019 já ensaiava os primeiros passos do que estaria por vir. Criou o departamento de mobilidade, apostando no “Kinto Share”, programa da montadora Toyota por meio do qual o cliente aluga veículos Toyota ou Lexus por hora ou dia.
Em seguida, em novembro do ano passado, foi lançado o “Kinto One”, serviço de terceirização e gestão de frotas corporativas, que funciona no mesmo modelo do carro por assinatura. Segundo Fiúza, embora o foco fosse a pessoa jurídica, logo, muitos consumidores pessoa física passaram a procurar também. O serviço contempla a assinatura de um veículo por um período de um a três anos, com valor mensal a partir de R$ 1.300 para o Toyota Yaris ou R$ 2.200 para o Corolla, por exemplo, incluindo custos como o uso do veículo, emplacamento, IPVA, seguro e manutenções.
“O sucesso é tanto, que já representamos 8% de participação no mercado nacional do Kinto One e sempre atingimos nossa meta no Kinto Share”, comemora o executivo ao anunciar para julho a expansão do programa de mobilidade da Toyota com o lançamento do “Kinto Flex”, com carro por assinatura totalmente voltado para o cliente pessoa física.
Além da marcas Toyota e Lexus, desde abril, a Newland já comercializa o serviço também para a Jeep, onde o Renegade, um dos carros de maior sucesso da marca, tem sua assinatura mensal a partir de R$ 2.700 por um período que pode variar de um a três anos.
Mas não é apenas em Fortaleza que o modelo de carro por assinatura começa a despertar o interesse do consumidor que procura as revendas de veículos. Em Sobral, por exemplo, a Nord Renault vem desenvolvendo há pelo menos seis meses junto ao mercado local o “Renault On Demand”, a modalidade de carro por assinatura da marca francesa.
De acordo com o gerente comercial da empresa, Wanderson Melo, o contrato pode ser de 12, 18 ou 24 meses e o modelo Renault Kwid, um dos mais buscados, tem a assinatura mensal custando a partir de R$ 1.199. Ele fala que, desde o início do programa até o momento, a Nord já contabiliza 12 veículos comercializados por meio da modalidade de assinatura e acredita no rápido desenvolvimento desse mercado na região.
“O mercado local ainda é tímido para o serviço. Culturalmente o cearense ainda gosta de ter a posse do veículo, mas temos que acreditar e por isso resolvemos ser um dos pioneiros no Interior do Ceará. É um produto que tende a crescer, tanto que a Renault, na Europa, já é líder no serviço de carro por assinatura. Então também temos que ter essa opção para quem nos procura”.
Wanderson Melo, gerente comercial da Nord Renault, em Sobral
Enquanto durante a primeira onda da pandemia do coronavírus, na primeira metade de 2020, muitos empreendedores puseram um freio nos investimentos, outros acreditaram que poderiam inovar e se diferenciar. É o caso da Motiv Car, que tem entre os sócios o cearense Renato Barroso. A revenda multimarcas, com sede em Fortaleza, já abriu as portas de olho no mercado de carro por assinatura, criando seu próprio sistema de gestão do serviço.
“Esse é um mercado que ainda vai crescer muito, daí a nossa aposta em um projeto piloto de carro por assinatura. Ainda estamos trabalhando no desenvolvimento da ferramenta tecnológica e na sua implantação, mas, na prática, já oferecemos o serviço para nossa rede relacionamentos. No momento, temos dois carros zero Km comercializados por meio dessa modalidade”, revela Barroso.
Ele explica que o cliente que os procura escolhe a marca e o modelo, a empresa adquire o veículo e este é comercializado por meio de uma assinatura mensal em contratos que variam de 24 a 36 meses.
“Estamos apostando na nova geração de consumidores que têm uma visão diferente do tradicional. É uma consumidor mais digital e que foca mais no acesso ao bem do que na sua posse”.
Renato Barroso, sócio da Motiv Car