A realização na capital se dá após estudos de viabilidade e devido aos fatos dela ser um importante hub aéreo e do Ceará ser um dos principais destinos turísticos nacionais. (Foto: Freepik)

Fortaleza receberá maior feira de turismo da América Latina entre os dias 6 e 8 de outubro

Por: Raul Galhardi | Em:
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A capital do Ceará receberá, entre os dias 6 e 8 de outubro, a maior feira de negócios de turismo do Brasil, a ABAV Expo & Collab. Suspensa no ano passado devido à pandemia, a feira volta este ano como o primeiro grande evento nacional do setor a ser realizado de forma presencial, gerando grande expectativa pela demanda do mercado nessa fase de retomada do turismo.


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Atualmente na 48ª edição, o evento será realizado no Centro de Eventos do Ceará de forma híbrida, com ações virtuais e atividades presenciais limitadas, seguindo medidas de proteção sanitárias. A ideia é que ele funcione como um teste para a reabertura das feiras e convenções

A feira volta a ser itinerante, estreando a retomada do formato em Fortaleza após ter se fixada em São Paulo desde 2013. A realização na capital se dá após estudos de viabilidade e devido aos fatos dela ser um importante hub aéreo e do Ceará ser um dos principais destinos turísticos nacionais. Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a capital cearense liderou entre os destinos turísticos mais procurados no Brasil no mês de agosto.

Grupo de pessoas na frente de uma loja

Descrição gerada automaticamente
Edição de 2019 da Abav Expo & Collab realizada em São Paulo. Créditos: divulgação

Retomada do setor de turismo

Magda Nassar, presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem), entidade realizadora do evento, detalha que a volta do formato itinerante tem o objetivo de fomentar a retomada do turismo no Brasil. “Essas mudanças anunciadas partiram da nossa necessidade de mostrar o Brasil ao trade e entendemos que o Ceará é um destino grandioso e reconhecido no exterior. É importante ter o protagonismo do nosso produto neste momento de retomada”, declara.

“É emblemático Fortaleza sediar um grande evento corporativo como o ABAV Expo & Collab porque ele é o primeiro desse porte na cidade neste momento de retomada do setor e início de pós-pandemia”

Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza. 

A feira reúne toda a cadeia produtiva do setor e costuma ser uma vitrine para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado ao reunir companhias aéreas, meios de hospedagem, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, Luxo e LGBTIQ+, locadoras de veículos, equipamentos turísticos e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo, nacionais e internacionais.

Para esta edição, foram confirmadas a presença de 184 marcas expositoras brasileiras e globais. Gol, Azul, Air France e KLM, Itapemirim, Latam, Localiza, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Sebrae Nacional serão alguns dos participantes. O Ministério do Turismo estará presente como âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes.

O evento terá área de exposições, com estandes separados por quatro metros de distância, e de capacitação, distribuída em quatro salas com capacidade individual para 280 pessoas, porém limitadas a uma audiência reduzida a 80 pessoas. 56 apresentações ocorrerão ao longo dos três dias de evento.

“Respeitamos muito essa pandemia ao optar pela não realização do evento presencial no ano passado e hoje estamos certos de que o momento não poderia ser mais oportuno, o que vemos refletido também no otimismo do mercado. Mesmo com todas as restrições que a pandemia ainda nos impõe, e obedecendo absolutamente todos os protocolos de biossegurança, vamos utilizar um pavilhão inteiro do Centro de Eventos do Ceará”

Magda Nassar, presidente da Abav

Evento híbrido

Visando integrar a presença física com a digital, os expositores terão acesso à plataforma online do ABAV Collab, que espelhará toda a programação presencial para o ambiente virtual. Para garantir uma integração entre os participantes virtuais e físicos, o evento disponibilizará internet para todos com a programação cultural e as capacitações sendo transmitidas simultaneamente para os participantes online. 

O formato híbrido garantirá a presença virtual de todos os estandes das marcas participantes no pavilhão. A plataforma digital integrará ações e atendimentos em tempo real, com encontros de negócios disponíveis durante todo o horário da feira via chat.

Medidas de proteção sanitária

A programação presencial se desenvolverá com público limitado a um fluxo simultâneo de três mil pessoas. Será exigido comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias do ingresso no evento e aqueles que tiverem se vacinado apenas com a primeira dose deverão apresentar adicionalmente teste negativo para Covid-19 (antígeno ou RT-PCR), realizado 24 horas antes do evento.

Dentro do pavilhão, o controle de acesso do público se dará por um sistema online que exibirá de forma contínua o volume de pessoas em circulação em cada área do pavilhão, que totaliza 27 mil metros quadrados. Somente será permitida a entrada de pessoas portando máscaras cirúrgicas N-95 ou PFF2. 

“Temos a responsabilidade de organizar o maior evento de turismo do Brasil e esta edição não será diferente, guardadas as proporcionalidades que o momento exige. Será uma edição marcante também por resgatar o caráter itinerante que consagrou o evento da ABAV como o grande encontro do turismo nacional”, diz Nassar. A expectativa da organização é reunir aproximadamente oito mil pessoas ao término dos três dias de atividades e outras 20 mil na audiência da plataforma online que espelhará a programação física.

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