Principal cidade do Centro Sul, Iguatu tem PIB de cerca de R$ 1,6 bilhão e ocupa o 11º do ranking de participação no PIB estadual, de acordo com dados do IBGE de 2019. (Foto: Maximo Moura)

Move Ceará vai até Iguatu para ouvir setor produtivo do Centro Sul do Estado

Por: Ivig Freitas | Em:
Tags:

Na próxima terça-feira, 17, o Move Ceará chega a Iguatu, na macrorregião Centro Sul, para debater as estratégias prioritárias para o desenvolvimento econômico local. O projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma TrendsCE reúne representantes dos treze municípios da região para ouvir as demandas dos setores produtivos de Agronegócio e Agricultura Familiar, Comércio e Saúde. O encontro irá acontecer no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, a partir das 10h.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O Centro Sul ocupa uma área de cerca de11 mil quilômetros quadrados de extensão no Estado, com quase 400 mil habitantes, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) de 2017. Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari são os municípios que compõem a macrorregião, que reúne grande diversidade de vocações econômicas.

Iguatu e Icó se destacam economicamente na região de planejamento. Iguatu (77%) e Orós (75%) tem maioria da população urbana, enquanto Acopiara (49%), Icó (46%), Catarina (46%), Cariús (44%) e Quixelô (32%) são municípios eminentemente rurais, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Principal cidade do Centro Sul, Iguatu tem PIB de cerca de R$ 1,6 bilhão e ocupa o 11º do ranking de participação no PIB estadual, de acordo com dados do IBGE de 2019. O município tem grande potencial do setor de comércio atacadista. A macrorregião, que participa com 2,56% do PIB total do Ceará, também se destaca pela capacidade produtiva na agropecuária e pela expressiva bacia leiteira.

A agropecuária e a agricultura familiar são as vocações econômicas de maior evidência na macrorregião. Em 2019, Iguatu ocupava o sexto lugar no ranking entre os municípios cearenses com maior participação na agropecuária. 

O Move Ceará

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do setor produtivo do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense. 

Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, parceiros e entidades do setor produtivo realizam reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião percorrida.

Plataforma

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará está disponível na plataforma Move Ceará, que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará – Macrorregião Centro Sul

Data: 17 de maio de 2022

Horário: 10h – Agronegócio e Agricultura Familiar

Local: Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Iguatu. R. Dr. João Pessoa, 897 – Centro, Iguatu

Saiba mais:

Encontro do Move Ceará mobiliza setores econômicos no Vale do Jaguaribe

Move Ceará se prepara para encontrar o setor produtivo do Sertão de Crateús e do Sertão dos Inhamuns

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas