Ir às agências, enfrentar filas, ser mal atendido e ainda pagar taxas altas para conseguir manter sua vida financeira em dia é uma prática que está prestes a se tornar ultrapassada graças às fintechs e startups de tecnologia do ramo financeiro que oferecem os mesmos tipos de serviços por meio de soluções inovadoras. Aliás, essa é a proposta das startups de maneira geral: identificar problemas do cotidiano das pessoas e criar saídas inovadoras para resolvê-los.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Pensando nisso, elaboramos cinco exemplos do que já pode ser feito sem precisar dos bancos e como essas tecnologias integradas podem melhorar a vida do DP e RH nas empresas.
1. Conta Digital para receber salário.
Poder realizar pagamentos, consultar seu saldo e extrato bancário por meio de um aplicativo em seu celular já é uma realidade que facilita muito nossas vidas. Mas conta salário não permite muita coisa além de receber o ordenado.
O que poucas pessoas sabem é que já existem tecnologias que acabam com a dependência de bancos convencionais para pagar salário. Existem empresas que já entregam tecnologia de pagamento de folha integrada a uma plataforma de pagamento com conta digital completa para o colaborador receber o pagamento sem nunca colocar os pés em um banco.
2. Pagar a folha sem depender de sistemas externos
Atualmente, as inovações já permitem automatizar a gestão da folha de pagamentos da empresa. A automação desse processo permite agilidade no pagamento de folha sem burocracia e processos manuais, otimizando a rotina do departamento pessoal.
Já são disponíveis tecnologias de gestão de folha que se integram com plataforma de pagamento onde o erro dos processos manuais ficam cada vez mais difíceis de acontecer. Além disso, abraça todo o processo de folha até o pagamento dos colaboradores sem depender de sistemas de banco, de subir arquivos manuais e sem ter que fazer a gestão de contracheques e comprovantes de pagamento manual em arquivos físicos ou em nuvens.
Saiba como fazer o pagamento de folha 90% mais rápido e seguro sem bancos convencionais.
3. Contratar seguros ao alcance de um clique
Com a redução das taxas, uma importante marca das startups financeiras é a redução da burocracia. Vários serviços, que nos bancos demoram algum tempo para serem adquiridos, como seguros e empréstimos, são facilitados por essas empresas.
É possível contratar seguros de vida, para motocicletas, para empresas, para residências, para carros ou de viagem, por exemplo, de maneira simples e sem grandes burocracias.
4. A empresa pode oferecer benefícios que vão além dos que os bancos oferecem aos colaboradores.
Tecnologias digitais e online integradas podem oferecer mais do que somente o benefício que ele se propôs a entregar e que facilita o seu dia a dia.
Existem startups e fintechs que vão além. Antes de fechar com qualquer ferramenta, observe o que ela traz de benefício, o famoso over delivery.
Exemplo disso é a Somapay, que além de entregar uma conta digital completa para que os colaboradores recebam seu salário, ainda oferece dentro do aplicativo benefícios aos colaboradores como crédito pré-aprovado, recarga de celular, cartão pré-pago e créditos para ferramentas digitais como Spotify, Uber, entre outros.
5. Benefícios que Joint Venture como a Somapay & Fortes Tecnologia podem trazer para o RH, DP e Financeiro.
Com a autorização do Banco Central e o projeto de crescimento a nível nacional, a Somapay anunciou com a Fortes Tecnologia a formação de uma Joint Venture. Entre tantos objetivos, o maior desejo dessa parceria é oferecer uma jornada completa e integrada, onde otimiza os processos – desde o RH, gestão de pessoas, folha de pagamento e pagamento da folha – e dá adeus aos trabalhos manuais em empresas de todo Brasil.
Desse modo, a Joint Venture de Somapay e Fortes Tecnologia é solução, tecnologia e inovação. “Vamos colocar a nossa inteligência bancária dentro do sistema Fortes e, desta forma, os clientes terão a possibilidade de realizar toda a jornada de gestão de pessoas em uma única plataforma, otimizando tempo e dispondo de uma solução mais assertiva”, comenta Fernando Gurgel, CEO da Somapay.
Sobre a Somapay
Há mais de sete anos no mercado, a Somapay tem o propósito de gerar bem-estar financeiro para as pessoas físicas e jurídicas com soluções confiáveis e sem burocracias de bancos tradicionais.
Fundada por Fernando Gurgel, Nayana Branco e Patricia Santos, a fintech cearense já atendeu mais de 1,3 mil empresas, apresentando um crescimento entre 50% e 60% nos últimos anos. Hoje é uma Sociedade de Crédito Direto (SCD) e movimenta mais de R$600 milhões em transações, contribuindo para que empresas de todo Brasil ganhem produtividade no pagamento de seus colaboradores.
Saiba mais:
Banco Central aprova resolução que fintechs e bancos tenham mesma política de relacionamento
Fintechs impactam na economia e geram novos negócios e serviços