Evento realizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) vai acontecer nos dias 23 e 24 de junho, reunindo especialistas em Inteligência Artificial e tribunais do Brasil. A abertura do simpósio será feita pelo TJCE, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), discutindo sobre potencialidades e desafios da Inteligência Artificial na Justiça.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Especialistas e profissionais dos tribunais do país vão apresentar o Programa de Modernização do Judiciário cearense (PROMOJUD), cujos principais eixos são: transformação digital no aperfeiçoamento dos serviços ao cidadão e fortalecimento da governança e da gestão.
A exposição será seguida da palestra “Inteligência Artificial, Tecnologia e Liderança”, presidida pela vice-presidente de Negócios para instituições públicas da Positivo Tecnologia, Marielva Andrade Silva Dias e o juiz federal Rafael Leite Paulo, auxiliar da presidência do CNJ.
Haverá a apresentação de diversas ferramentas utilizadas pelo sistema de Justiça, como o CNJ, com a SINAPSES, uma plataforma de desenvolvimento e treinamentos de Inteligência Artificial (IA); o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a ATHOS – Precedentes; e o TJGO, com a BERNA.
Serão debatidas também as funções do LARRY, do TJPR; AMON, do TJDFT; e do SIGMA, que utiliza o SINARA, elaborado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Por sua vez, o TRF4 vai apresentar o agrupamento de apelações por similaridades e sugestão de modelos de minutas.
O evento ainda contará com um painel do BID e do Ministério da Justiça da Espanha, de maneira remota; e os Tribunais de Rondônia e Santa Catarina apresentarão o “Classificador – Demandas de massa e Sumarizador” e o “Classificador – Petições em execuções fiscais”, respectivamente.
O encerramento fica por conta da palestra “IA e Sistemas de Justiça”, proferida pelo juiz federal Erik Navarro Wolkart e pelo doutor Vasco Furtado.
O Simpósio tem vagas limitadas e é destinado para servidores e magistrados que integram os projetos do PROMOJUD e profissionais de outros tribunais que atuam na área da inteligência artificial.
O evento também visa compreender em que ponto está a transformação digital da nossa sociedade e das instituições públicas e privadas, além dos dilemas éticos, os desafios às lideranças, negociais e técnicas, bem como os rumos a serem adotados.