A participação das micro e pequenas empresas na recuperação econômica dos municípios gerou iniciativas dos prefeitos para promover os pequenos negócios. Um número recorde de projetos voltados ao estímulo das MPEs foi desenvolvido pelos gestores em 2021 e analisado pelo Sebrae. A etapa nacional da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor será realizada nesta terça-feira (28), em Brasília.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
O prêmio Sebrae reconhece o trabalho dos prefeitos que têm os pequenos negócios como aliados para a geração de emprego, renda, inovação e para impulsionar a economia do país. “São ações do Sebrae que elevam muito a percepção e a visão do desenvolvimento municipal, trazendo a transformação e o entusiasmo necessários para dar uma vida nova às cidades brasileiras”, afirmou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Foram 1.645 projetos inscritos em todo o país voltados para desburocratizar processos, ampliar as compras públicas junto aos pequenos fornecedores locais e facilitar o acesso dos pequenos empresários ao uso da tecnologia. Este total representou um recorde histórico no número de inscritos desde que a premiação foi criada, mostrando a força do segmento dos micro e pequenos negócios – responsáveis por 76% dos empregos formais criados no país nos primeiros quatro meses do ano.
Prefeitos dos nove estados do Nordeste inscreveram 467 projetos, com o total de 455 habilitados para a disputa nas oito categorias do Prêmio. Destes, um total de 63 prefeituras da região estão concorrendo na etapa nacional da premiação.
Ceará
Já o Ceará contou com 55 projetos inscritos por 48 prefeituras na etapa estadual da premiação. Os representantes cearenses na etapa nacional são os oito vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. São eles, o prefeito Ivo Ferreira Gomes (na categoria Cidade Empreendedora Região Nordeste); Antônio Joaquim Gonçalves de Oliveira, de Quixeré (Compras Governamentais); Sávio Gurgel Nogueira, de Russas (Desburocratização); prefeito de Pedra Branca, Matheus Pereira Mendes (Empreendedorismo na Escola).
Também estão na disputa, o prefeito de Senador Pompeu, Antônio Maurício Pinheiro Jucá, vencedor estadual na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; o prefeito de Baturité, Herberlh Freitas Reis Cavalcante Mota (Inovação e Sustentabilidade) e o prefeito Glêdson Lima Bezerra, de Juazeiro do Norte (Na categoria Sala do Empreendedor).
Saiba mais:
Ceará recebe I Encontro Nacional do Ecossistema de Educação Empreendedora
Mulher empreendedora: autonomia financeira no combate à violência doméstica