Aprender um novo idioma pode abrir um amplo horizonte, com mais perspectivas de vida e compreensões variadas do mundo. Quando crianças e jovens se envolvem com outra língua, estão estimulando as funções cognitivas, o exercício da inteligência e a capacidade de resolução de problemas com facilidade e criatividade. Além disso, pode significar a abertura de oportunidades profissionais, tendo em vista as necessidades de mercado atuais.
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O Governo do Ceará está atento a esta demanda e, visando tornar jovens mais competitivos no mercado de trabalho, além de proporcionar o desenvolvimento econômico do Estado, lançou em 2018 os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs), que estão ligados à Secretaria da Educação (Seduc). Os equipamentos são voltados ao atendimento de alunos e professores da rede pública estadual de ensino.
Gezenira Rodrigues, Coordenadora de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), ressalta a importância da criação dos Centros Cearenses de Idiomas, fator essencial na qualificação dos jovens.
“Os CCIs oferecem cursos de Inglês, Espanhol e Francês, bem como material didático e fardamento de forma gratuita aos estudantes.”
Gezenira Rodrigues, Coordenadora de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc)
A ideia é possibilitar o acesso à cultura, às linguagens e à qualificação profissional; oferecer um ambiente pedagógico multicultural, trabalhando com módulos de ensino e aprendizagem das Línguas Estrangeiras Modernas (LEM).
Os CCIs têm o intuito de propiciar interação entre as culturas – materna e estrangeira – e os sujeitos; assim como, promover o aprimoramento e a proficiência das competências e habilidades de produção e compreensão linguísticas, e ainda fortalecer e enriquecer o currículo do Ensino Médio da rede pública estadual.
Os cursos têm duração de até 3 anos divididos em seis módulos semestrais de 60h, totalizando 360h. As ações pedagógicas são voltadas ao acompanhamento do progresso do ensino e da aprendizagem, das habilidades alcançadas nos diferentes módulos ofertados nos cursos e ao acompanhamento individual do desempenho escolar.
A servidora da Seduc explica que “a orientação pedagógica dos CCIs tem base na abordagem comunicativa, com a integração das quatro habilidades da língua: acuidade auditiva, oral, leitura e escrita. com vistas ao desenvolvimento da competência comunicativa e das habilidades linguísticas dos alunos para o favorecimento da promoção da cidadania crítica.”
Atualmente, há 18 CCIs inaugurados que atendem mais de 11 mil alunos no Estado do Ceará, sendo seis unidades em Fortaleza, distribuídos por shoppings da cidade (Shopping Benfica, Shopping Via Sul, North Shopping Jóquei, RioMar Kennedy, RioMar Papicu) e Conjunto Ceará.
Além de três unidades na Região Metropolitana de Fortaleza (Caucaia, Maranguape e Maracanaú) e uma unidade nos municípios de Horizonte, Itapipoca, Camocim, Baturité, Aracati, Russas, Iguatu, Crateús e Juazeiro do Norte.
Todas as unidades oferecem os cursos de Inglês e Espanhol. No entanto, na Capital, as unidades do shopping Papicu, Benfica e Via Sul também disponibilizam o curso de Francês e a previsão do idioma Mandarim.
Há mais cinco CCIs planejados no Estado, a funcionar nos municípios de Quixadá, Tianguá, Cascavel, Paracuru e Crato. Para construir e mobiliar cada Centro Cearense de Idiomas, é necessário um investimento de cerca de R$ 400 mil.
Valorização é um dos pilares que o Governo do Ceará investe para dar continuidade aos avanços da educação cearense.
Nesse sentido, os Centros Cearenses de Idiomas, buscam fortalecer e enriquecer o currículo dos alunos matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual, assim como seus professores. De acordo com Gezenira Rodrigues, os docentes também podem frequentar um dos 18 CCIs do Estado possibilitando sua formação continuada.
“Desde a implementação dos Centros Cearenses de idiomas, que ocorreu no ano de 2018, foram certificados, nos cursos de Língua Inglesa, Espanhola e Francesa, um total de 7.367 estudantes do ensino médio e 263 professores da rede pública estadual”.
Gezenira Rodrigues, Coordenadora de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc)
Nessa perspectiva, o Centro Cearense de Idiomas se organiza, funciona e é validado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no que diz respeito à oferta de língua estrangeira para o trabalho e educação de estudantes do ensino médio e formação continuada para professores.
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