A cidade de São Luís (MA) vai sediar, de 11 a 13 de julho, o Simpósio Internacional “As Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China: Oportunidades de Negócio e de Desenvolvimento para o Brasil”.
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O objetivo do evento é oferecer informações estratégicas sobre o projeto e apresentar o potencial logístico e sustentável do Maranhão, diferenciado em localização e condição geográfica, infraestrutura, produção de alimentos, vocação para múltiplas fontes de energias renováveis e geração de créditos de carbono.
Essas características colocam o estado nordestino como uma ótima opção para ser a “porta de entrada” para os produtos chineses ingressarem na região, que possui grande potencial econômico e de desenvolvimento do País nas próximas décadas.
O Maranhão também é reconhecido como uma das melhores Regiões Portuárias do País para o escoamento majoritário de alimentos processados, produtos manufaturados e semimanufaturados produzidos no Arco-Norte para os mercados que contemplam o Sul da África.
Desde 2013, a China executa o Plano Belt & Road Initiatives (BRI), uma proposta de cooperação internacional, com objetivo de instituir um gigantesco programa mundial de investimentos, envolvendo países de todos os continentes, que compõem cerca de um terço da economia mundial.
De acordo com pesquisa da Universidade de Fudan em Xangai, na China, a Nova Rota da Seda já investiu 59,5 bilhões de dólares, ou seja, cerca de 315 bilhões de reais, em 2021, na infraestrutura de diversos países.
O plano de investimento chinês engloba 65 países, compreendendo aproximadamente 62% da população e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
A ligação feita pela Ferrovia Norte-Sul, eixo principal do transporte de cargas do Brasil, interligando malhas ferroviárias das cinco regiões do país, é um exemplo. Na região chamada de Arco Norte, nenhum outro estado brasileiro possui condições similares de logística de transporte.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Maranhão, José Reinaldo Tavares, a inclusão de São Luís no maior programa de expansão econômica do mundo vai garantir vultosos recursos para infraestrutura, centrais de distribuição de mercadorias e acesso privilegiado para exportação a outros países que compõem o projeto.
“Além de estreitar essa parceria fundamental com a China, a vinda do professor Lee ao Brasil vai nos subsidiar de informações essenciais a uma fase inédita de desenvolvimento socioeconômico, que poderá beneficiar e acelerar o desenvolvimento do Brasil”
José Reinaldo Tavares, secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Maranhão.
O Plano Belt & Road Initiatives (BRI) é um conceito de cooperação internacional de longo termo iniciado pela China em 2013. Ele institui um programa massivo e consistente que envolve países de todos os continentes representando cerca de um terço da economia mundial. A ênfase do BRI está na conectividade de transportes e cooperação econômica.
Trata-se de um gigantesco programa mundial de investimentos da China, visando garantir segurança e desenvolvimento econômico para exportação e importação de produtos.
Em um estudo realizado recentemente, intitulado “Strategic Locations for Logistics distributions centers along the Belt & Road” apresentado sob o ponto de vista da China, aponta São Luís como um dos locais na América do Sul para ser um centro de distribuição de produtos chineses para o Arco Norte do Brasil, tornando possível o estabelecimento de um entreposto comercial e industrial da China na capital maranhense.
O líder e um dos autores desse estudo é o professor Paul Tae-Woo Lee, do Maritime Logistics and Free Trade Islands Research Center e Ocean College, da Zhejiang University em Zhoushan, China. Este especialista é um profundo estudioso de logística marítima e ferroviária, corredores logísticos e cadeias de suprimento no contexto do BRI.
O programa do Simpósio Internacional de Logística foi elaborado buscando propiciar a integração e interação de diversos públicos-alvo do Estado do Maranhão e convidados, como o Prof. Paul Tae-Woo Lee, por meio de uma série de apresentações, vídeos, palestras institucionais, painéis e debates internos em um intercâmbio internacional de informações estratégicas e de conhecimentos atualizados em assuntos de ampla abrangência e aplicabilidade.
Alguns exemplos são: Plano Estratégico Maranhão 2050, Plano “Belt & Road Initiatives” – BRI e as novas rotas marítimas da seda, Complexo Portuário de São Luís e Alcântara, Malha Ferroviária do Arco Norte, a importância dos portos secos, Investimentos da Economia Verde – Energia renováveis, H2V, Amônia Verde, Créditos de Carbono, Zona de Processamento de Exportação entre outros.
A abertura do Simpósio será na próxima segunda-feira (11), às 9h, no Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão. Na terça-feira (12), acontece uma agenda sobre o setor de Logística Marítima na sede do Porto do Itaqui. Na quarta-feira (13), o evento prossegue com uma palestra sobre o setor de Logística Ferroviária, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
O professor Paul Lee, um dos formuladores da Expansão da Rota da Seda da China,expert em logística e professor da Universidade Zhejiang, na China, que vai participar do Simpósio contribuindo com um amplo debate sobre o que poderá realmente representar a inclusão do Brasil nessa Nova Rota da Seda.
Paul Tae-Woo Lee é professor de Logística Internacional e Transporte Marítimo da Universidade Zhejiang, em Zhoushan, China. A Universidade de Chequião, também conhecida informalmente como Zheda, é considerada uma das instituições chinesas de Ensino Superior mais antigas, seletivas e prestigiadas.
O professor Lee também é diretor associado de pesquisa do Instituto de Cadeia e Suprimento de Logística, da Faculdade de Negócios da Victoria University, em Melbourne, Austrália, e PhD pela Universidade de Cardife localizada no País de Gales, Reino Unido.