Confira as dicas que separamos para você empreender no Brasil e começar seu próprio negócio. (Foto: Envato Elements)

Como investir em pequenos negócios?

Por: Sofia Holanda | Em:
Tags:

O futuro dos negócios é para muitos um cenário desafiador. É preciso ousadia e coragem para implantar um novo negócio. Mindset positivo, adaptabilidade, desapego, resistência à frustração e atenção às tendências são pontos importantes que o empreendedor deve estar atento.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O portal TrendsCE entrevistou o consultor em customer experience e project manager, Bosco Nunes, que fala sobre a importância de o empreendedor seguir firme com seus objetivos e, ao contrário da correnteza, atuar como aquele que enxerga soluções e oportunidades. Carlos Henrique Távora, executivo em inovação e PhD em Administração de Empresas com foco em Estratégia, fala sobre a importância de executar um bom planejamento estratégico para o futuro dos negócios.

Ferramentas indispensáveis ao construir um plano de negócios

O empresário ao traçar seu plano de negócios precisa ser assertivo na escolha das estratégias que também sejam inspiradas no atual cenário, com foco em transformação digital ou na implementação de uma empresa já direcionada para uso da tecnologia. O phygital é o grande termo do momento, mas sua aplicação já vem de longas datas. O termo vem da fusão das palavras em inglês physical (físico) e digital. De forma simples, nada mais é do que a integração entre o mundo físico com o mundo digital.

Bosco Nunes cita as principais ferramentas que são indispensáveis ao traçar um plano de negócios. “Adaptabilidade, agilidade e sintonia. Há tempos, os planos de negócios tradicionais vêm sendo substituídos por metodologias (mais) ágeis e com templates mais fluidos que permitem melhor tempo de resposta às mudanças. Uma empresa é um sistema aberto em constante interação com o mercado e todos os seus fatores. Por isso é essencial a capacidade de aprender e aplicar o aprendizado de forma contínua. A palavra ‘Transformação’ não está em pauta à toa, seja digital de processos, de jornadas, toda empresa precisa constantemente se transformar, adquirindo novas formatações que promovam sua competitividade”.

Estratégias e propósitos alinhados

O consultor Bosco Nunes ressalta ainda que para que todo ecossistema funcione em plena sintonia é preciso alinhar estratégia e propósito. “Tudo isso, por fim, só é alcançado quando há sintonia entre setores e atores dentro da empresa, ou seja, o processo de comunicação e alinhamento de propósito é que torna palpável a aplicação prática dos planos e estratégias da empresa. Em suma, um plano de negócio é um Plano de Transformação que gera não uma empresa ‘perfeita’, mas uma empresa adaptável. Para isso, deve conter um bom direcionamento estratégico, objetivos e resultados chaves de sucesso (OKR) e uma boa apresentação que permita um bom alinhamento de todos os envolvidos”.

O executivo Carlos Henrique Távora fala sobre a importância das empresas se adaptarem ao mercado que vive em constantes mudanças. “Pesquisas mundiais apontam que um planejamento estratégico se apresenta como uma das ferramentas mais importantes no cenário empresarial. Neste contexto, esta solução promove, além da definição inicial do negócio, revisões cujo objetivo se concentra na adequação do negócio ao ambiente, a prática de uma contínua adaptação. Explorando o máximo da natureza, na seleção natural, vemos que as espécies que mais evoluem não são aquelas maiores ou mais rápidas, mas aquelas que mais se adaptam às mudanças ambientais. Em um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), e por isso as empresas devem se reinventar continuamente”.

Veja dicas de como se preparar e investir em novos negócios

1) Capacitação e autoavaliação

Busque sempre se capacitar, identificar oportunidades e ameaças, se autoavaliar ampliando suas forças e tratando suas fraquezas e, diante disso tudo, se mantenha firme e disciplinado na sua jornada.

2) Escolha uma área que você tenha afinidade

Na hora de escolher sua empreitada, busque uma área com a qual você tenha afinidade, que saiba fazer um bom serviço e que as pessoas precisem.

Grandes oportunidades estão nas áreas de energias, alimentação, saúde e bem-estar, tecnologia e ambientes físicos (residenciais e profissionais) e a inovação. Áreas que estão associadas à transformação digital.

3) Seja estratégico e procure parceiros para seu negócio

Busque parcerias que possam lhe auxiliar, trace metas smart de resultado e se mantenha sempre adaptável para ajustar o processo em busca do resultado.

4) Cuidado com as pessoas que “vendem” soluções mágicas

Desconfie de quem lhe promete soluções ou fórmulas mágicas. Aliás, além de desconfiar, resista às tentações. Uma empresa de consultoria não vai lhe tirar o trabalho, ela vai facilitar e direcionar os esforços da empresa para que eles ocorram de forma assertiva e com o mínimo de falhas. Contudo, é preciso entender que os esforços devem ser de ambos os lados.

Saiba mais:

TrendsCE lança Boletim Empreender

Conheça 8 ferramentas necessárias para empreender e manter seu negócio sustentável

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas