O mundo digital se transformou em sinônimo de modelo de negócio. Atualmente, assistimos a uma forte tendência que vem impactando a vida de milhares de pessoas mundo afora: o vertiginoso crescimento dos influenciadores digitais, que já somam mais de 500 mil só no Brasil, segundo a multinacional de pesquisa Nielsen.
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“Ser um influenciador virou objeto de desejo e tem atraído olhares de todas as idades. Embora ainda existam os que olham para esse mercado como a profissão dos sonhos somente pelo glamour e pela popularidade que ela passa”.
Valesca Alves, jornalista e assessora de influenciadores digitais.
São famosos ou anônimos, que apresentam desenvoltura em frente às câmeras, carismáticas, que tem pelo menos 10 mil seguidores em perfis nas redes sociais e que conseguem influenciar a vida de milhões de indivíduos com suas palavras, opiniões e comportamento por meio das redes.
Mauricio Jaramillo, diretor de Impacto TIC, nos dá características mais precisas sobre o que é o trabalho de influenciar: “Um influenciador é alguém que influencia sua pequena comunidade; o verdadeiro influenciador tem voz própria, não é um catálogo de clientes, contribui para o que quer transmitir e gera efeitos em seu público.”
De acordo com Valesca, por trás dos influenciadores, existe um mercado de agências que desenvolvem esses profissionais e associam sua imagem a marcas de produtos e serviços.
“Existem também, em sua grande maioria, os que se tornam empreendedores com a monetização do conteúdo. São esses que conseguem tornar-se produto do negócio, usando a sua imagem para vender marcas, como uma verdadeira vitrine,” confirma.
Utilização do marketing de influência
Essa capacidade de gerar efeito é o que tem chamado a atenção de empresas que buscam influenciadores para divulgar seus produtos ou serviços por meio das redes sociais.
Mais do que direcionar uma compra, a opinião de uma figura como essa pode instigar a curiosidade, gerar necessidades e desejos, fortalecer uma determinada percepção sobre a marca e, dependendo do caso, ressignificar a visão de alguém sobre uma empresa.
“A razão dessa busca é clara, o consumidor digital busca primeiro a validação do produto, com a indicação do influenciador. É a voz do influenciador que vai criar uma ponte entre a marca e o consumidor influenciado”, segundo a assessora de imprensa.
Imersos nessa realidade altamente conectada, o impacto dos influenciadores digitais no mercado é inegável. E os dados sustentam essa afirmação.
O marketing de influência já movimenta altas cifras: de acordo com pesquisa recente do Business Insider, a previsão é de que, até o final deste ano de 2022, alcance a cifra de US$ 16,4 bilhões (cerca de R$ 79 bilhões). E a tendência é que esses números cresçam.
Valesca Alves salienta que a pandemia de Covid-19 alterou não somente a forma de consumir conteúdo, mas de todo o mercado publicitário, onde o consumidor digital passou a dar credibilidade ao influenciador na decisão de sua compra.
“O jogo virou na pandemia. De acordo com a revista Forbes, o mercado de influência cresceu 43% (de 2020 para 2021), trazendo milhares de consumidores para o digital, tornando dessa forma o papel dos influenciadores imprescindível na comunicação das marcas.”
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest sobre os hábitos dos consumidores online, apontou que 71% dos entrevistados seguem algum influenciador digital. Entre essa porcentagem, 73% já compraram algo anunciado por eles e outros 50% costumam pesquisar a opinião dessas personalidades antes de adquirirem algum produto ou serviço.
Já segundo a pesquisa ROI & Influencia, feita pela YouPix em 2019, 68% das marcas consideram o marketing de influência importante em seus planos de comunicação. O levantamento aponta ainda que, naquele ano, 56% das empresas previam aumentar o investimento na área para o ano seguinte.
Vale destacar que, para que as ações sejam eficazes junto ao influenciador, é de suma importância contratar um profissional da área de marketing. “Este fará o link com o público que se deseja alcançar, para dar visibilidade, e posterior conversão em vendas”, completa Valesca.
A construção da credibilidade dos influenciadores
Seja uma grande marca ou uma loja de bairro, um serviço financeiro ou da área de saúde, lá estão os influenciadores digitais a trabalhar pelos “views”, “likes” e, claro, a conversão do cliente. A jornalista confirma que “será através das ferramentas utilizadas pelos influenciadores em seu canal, que o seu trabalho, produto ou serviço terá visibilidade.”
Nesse sentido, a era digital transformou e consolidou o surgimento de novas profissões. A carreira de influenciador digital é uma oportunidade promissora e que a cada ano vem lançando grandes personalidades. No entanto, para isso, é preciso se atentar à real importância da credibilidade de um digital influencer.
Com mais de 3,3 milhões de seguidores no Instagram e focada no mundo dos negócios, moda e lifestyle, a modelo Thyane Dantas é referência em estratégias para ganhar a confiança do consumidor.
Segundo comediante brasileiro mais seguido na rede social, Everson de Brito Silva, mais conhecido como Tirulipa, comemorou a conquista de 20 milhões de seguidores no Instagram. Completando 25 anos de carreira, o humorista celebrou a estreia de “Detetive Madeinusa” em 2021, é garoto propaganda de várias marcas e recebeu propostas até para atuar na televisão.
“Como qualquer profissão, ser um digital influencer tem pontos positivos e negativos, que vão do glamour ao perrengue”. Valesca confirma que o trabalho ocupa bastante tempo e esforço nos bastidores. Recentemente, a influenciadora e ex-BBB Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, mostrou em seu Instagram o roteiro diário que segue para expor sua vida na rede social para obter mais engajamento.
Para finalizar, Valesca Alves, que já atua há 10 anos com expertise no meio de influenciadores digitais, fala sobre algumas dicas para quem quer investir no ramo.
“Se você quer virar um influenciador digital, e não sabe por onde começar, as minhas dicas são estas:
1. Estude, para poder dominar a plataforma e ter conhecimento sobre as ferramentas que a mesma oferece
2. Escolha um nicho ou segmento que você domine e opine com qualidade.
3. Conheça seu público
4. Profissionalize sua rede, com planejamento e cronograma
5. Por último, não menos importante, seja você mesmo! Não tente criar um personagem, seja real, espontâneo, ofereça experiências verdadeiras. Seja autêntico quando estiver nas redes, pois pessoas são atraídas por pessoas reais.”
Ranking de Influencers brasileiros
A Nexxt PR fez uma lista com os 15 influenciadores digitais mais ricos do Brasil, a partir de rankings de vendas, notícias de portais renomados, dados fornecidos por empresas e estimativas a partir dos números de visualizações no Youtube, campanhas em redes sociais e dados de plataformas de vendas de curso.
1. Felipe Neto
2. Camila Coelho
3. Camila Coutinho
4. Whindersson Nunes
5. Camila Loures
6. Nathalia Arcuri
7. Virgínia
8. Flavia Pavanelli
9. Kéfera
10. Christian Figueiredo
11. Carlos Magno
12. Gessica Kayane
13. Gustavo Cerbasi
14. Carlinhos Maia
15. Felipe Castanhari
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