De acordo com o Observatório do Turismo, o número de visitantes em julho de 2022 se aproxima do registrado na última alta estação. (Foto: AdobeStock)

Turistas devem deixar R$ 1,5 bilhão nas férias de julho em Fortaleza

Por: Pádua Martins | Em:
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Para as férias de julho, Fortaleza é o destino mais procurado no Brasil. É o que revela levantamento realizado pelo Grupo Decolar, em junho, com base na demanda por passagem aérea nacional e internacional em suas plataformas de vendas. No âmbito internacional, Buenos Aires ocupa o primeiro lugar.


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A expectativa é a de que cerca de 400 mil turistas (do Brasil e do exterior) visitem fortaleza em julho deste ano e injetem na economia da Capital R$ 1,5 bilhão. No ranking nacional, o segundo lugar ficou com o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo; Natal e Salvador (confira a tabela). Dentre os dez destinos no Brasil, seis estão no Nordeste.

Pelo menos é essa a estimativa do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor). Cada um dos visitantes deve deixar, em média, R$ 612,92 por dia, ou pouco mais de R$ 3,9 mil, uma vez que, também em média, ele permanece 6,4 dias na cidade. Os números consolidam Fortaleza como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, comemora e avalia: “Sem dúvida alguma, a retomada do turismo está sendo mais rápida do que esperávamos, o que é excelente para o setor e para a cidade, já que um terço de nossa economia vive dessa atividade”.Os números se baseiam na média dos valores registrados nos meses de janeiro, fevereiro e abril deste ano, identificados pela pesquisa do perfil do turista de Fortaleza, realizada pelo Observatório.

As atrações que encantam os turistas são muitas, como, por exemplo, a Avenida Beira Mar, que é um verdadeiro “cartão postal” de Fortaleza, com uma nova e funcional feirinha com variados produtos, a maioria artesanais; a Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema; a gastronomia cearense; o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; a Praia do Futuro, com suas barracas convidativas, e o Beach Park, em Aquiraz.

Tudo isso, com muito sol e praia – afirma Alexandre Pereira, acrescentando que Fortaleza tem quase 30 quilômetros de praia, da Barra do Ceará ao Caça e Pesca, de águas mornas e paisagens paradisíacas.

Trabalho conjunto

O fato de Fortaleza ser o destino mais procurado por brasileiros em julho é, para o secretário de Turismo, fruto de um trabalho conjunto do setores públicoPrefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará – e privado – segmento empresarial; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Ceará); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH/Ceará); Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará (Abav/Ceará); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros. Todos esses trabalham juntos para que Fortaleza seja hoje um dos principais destinos do Brasil. “Não se faz nada sozinho. Nem setor público, nem setor privado”, frisa.

“Temos trabalhado muito nos últimos anos para que a cidade seja sempre boa para o seu morador. Esse sentimento de pertencimento tem que ser permanente. O turista que chega aqui não quer um programa somente para turista, mas também um programa que o fortalezense costuma fazer. É essa a grande diferença, pois se for bom para o fortalezense, com certeza vai ser bom para o turista”.

Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza

“A Prefeitura vem fazendo seu dever de casa, tanto no que diz respeito a preparar a cidade para receber bem o turista, quanto a promovê-la lá fora e apostar em projetos de turismo de experiência”, acrescenta o secretário.

Movimentação no aeroporto

Apesar da preferência dos turistas, os números de voos e de passageiros em julho ainda não voltaram ao que era registrado em 2019. A Fraport Brasil-Fortaleza, por intermédio da Coordenação de Comunicação e Marketing, estima que, em julho, o total de voos seja de 3.562, sendo 3.470 domésticos e 92 internacionais. Caso a previsão se concretiza, o número é 94% do registrado em 2019.

Já com relação a movimentação de passageiros, a Fraport Fortaleza acredita que o total vai atingir 531 mil, sendo 511 mil domésticos (média diária de 16 mil) e 20 mil internacionais (média diária de 653). Caso a previsão se confirme, o número geral representa 88% do registrado em julho de 2019.

De acordo com o Observatório do Turismo, o número de visitantes em julho de 2022 se aproxima do registrado na última alta estação, quando Fortaleza recebeu cerca de 500 mil turistas entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Fortaleza é o portão de entrada

Para Marcos Pompeu, secretário Executivo da Câmara dos Conselhos Empresariais do Sistema Fecomércio/Ceará, Fortaleza é o portão de entrada do Ceará. E é um portão qualificado, a começar porque tem um dos aeroportos mais novos e modernos do Brasil e de padrão internacional, que é gerido pela Fraport, empresa que também administra grandes aeroportos pelo mundo, como o de Frankfurt, na Alemanha.

O secretário confia que, até no início de 2023, a movimentação de voos internacionais já tenha retornado aos números anteriores e até mesmo registre aumentos significativos.

Além da estrutura aeroportuária do Ceará, Marcos Pompeu também cita outras obras estruturais, como a qualidade das rodovias estaduais, muitas delas duplicadas, que levam os turistas do litoral para a serra e para o sertão e vice-versa. “Tudo isso é importante. Fortaleza se qualifica muito pelo que tem em relação as demais metrópoles, assim como pelo que oferece”. Além disso, ele destaca também que Fortaleza hoje é uma cidade de conexão de negócios internacionais.

Essa conexão – explica – pode ser constatada pelos cabos marítimos, que colocam Fortaleza em uma posição de vanguarda na pesquisa e da tecnologia da informação. “Além disso, somos, no Ceará, referência em vários segmentos, como de hidrogênio verde, em energias renováveis. Isso tudo, claro, atrai os olhos do mundo, gerando negócios, parcerias. Tudo isso somado aos atrativos naturais e culturais. Vejo Fortaleza como o centro de negócios de ponta, de tecnologia, de energia”.

Otimismo da rede hoteleira

A rede hoteleira em Fortaleza e no Ceará está retornando aos poucos aos números anteriores à pandemia do covid-19. As perspectivas são as melhores possíveis. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/Ceará), Régis Medeiros, em julho de 2022 a estimativa é que o setor atinja ocupação de 77%, retornando ao que era verificado em 2018 e 2019.

A perspectiva, inclusive, é bem melhor do que o resultado do ano passado, quando o índice atingiu 61,29%. Vale ressaltar que, em 2020, o segmento não teve índice expressivo por conta as medidas tomadas para combater a pandemia, sobretudo do lockdown.

Com o arrefecimento das medidas restritivas em decorrência da Covid-19, o setor está otimista, já que tudo está voltando à normalidade. Régis Medeiros, inclusive, afirma que a perspectiva é a melhor possível para o segundo semestre deste ano, uma vez que existe um claro crescimento no número de viagens, a retomada de eventos, reuniões, negócios e toda forma de eventos. Otimista, ele crê que a demanda na alta estação de 2023, especificamente em janeiro, será ainda mais forte que a de julho de 2022.

E com a chegada dos ventos (meses de julho a outubro no Ceará), o presidente da ABIH/Ceará espera uma elevação no número de estrangeiros, sobretudo os de praticantes de kitesurf e windsurf, pois o estado é um dos melhores locais do mundo para tais esportes. “Os gringos vão chegar com muita força. E isso faz a diferença para o nosso setor” – frisa. Observa que o primeiro mercado da hotelaria é o turismo doméstico, que deverá crescer, já que ir para o exterior está muito caro, com as altas do dólar e do euro.

Régis chama atenção que as passagens aéreas no Brasil estão elevadas, o que poderá comprometer um pouco as expectativas positivas do setor. “Mas, como o turismo internacional fica ainda mais caro, acreditamos que nesse momento o turismo doméstico vai ser alavancado. E essa estimativa, aliada com a chegada dos estrangeiros, traz, com certeza, otimismo para o setor hoteleiro”.

Para concluir, ele afirma que o Ceará tem se tornado atrativo para o turista e cita alguns motivos: renovação do Cumbuco, com obras estruturais; infraestrutura de Icaraí de Amontada, de Jericoacoara; Praia do Preá, Águas Belas, Guaramiranga e Maciço de Baturité; Cariri e região norte, com voos diários, dentre outras. “Fortaleza é uma cidade que tem ficado cada vez mais atrativa, atraindo o turista, que fica cada vez mais dias. Com isso, gasta mais e gera mais riqueza para todo o estado”.

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