Nos dias 25 e 26 de agosto, Fortaleza recebe o Ceará Global 2022. O tema central do evento são os negócios sustentáveis, e será realizado em formato híbrido. O espaço presencial será no BS Design Corporate Towers. Para aqueles que não puderem comparecer, será possível acompanhar on-line, por meio da plataforma Metrópole Virtual, criada para o evento.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
O Ceará Global 2022 conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e terá palestras, workshops e exposição de empresas do ramo dos negócios internacionais. A curadoria desta edição teve a participação do Núcleo ESG da Fiec.
O Ceará Global teve início em 2017 e neste ano será promovido pela Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimento, vinculada à Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece), ligada ao governo estadual, em associação com a Câmara Brasil Portugal no Ceará, Universidade de Fortaleza (Unifor), além de instituições públicas e privadas.
“O Ceará Global é hoje o principal movimento em torno da internacionalização da economia do Estado, tanto na ótica do comércio exterior das importações e exportações de mercadorias e serviços, quanto na perspectiva de atração do capital estrangeiro de empresários que vêm montar suas empresas no Ceará, atraídos não somente pelo mercado local, mas também pela influência que o estado tem a nível regional e pelas possibilidades de vendas em qualquer parte do Brasil”.
Rômulo Alexandre Soares, co-fundador do Instituto Winds for Future – Hub Cumbuco
Este ano, a agenda do evento está bastante alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pelas Nações Unidas e que devem ser implementados por todos os países até o ano de 2030. Alguns dos temas que serão debatidos no evento, a partir dessa perspectiva são: negócios de impacto voltados para a transição energética, economia criativa e economia do mar.
Rômulo Soares explica que “o Ceará possui grande protagonismo na transição energética, e se apresenta como vanguarda a nível mundial em hidrogênio verde, por exemplo. Mas também está à frente na produção de outras fontes de energias renováveis como a energia eólica e solar. O estado está atento e se organiza para ser o principal hub sul-americano ligado ao hidrogênio verde”, avalia Soares.
Outra grande transversal é a economia criativa, na qual o Ceará se destaca graças às suas características e localização geográfica privilegiada do território que está conectado ao mesmo tempo com a África, com a Europa e com a América do Norte, o que confere ao estado grandes vantagens relacionadas à tecnologia da informação e inteligência de dados.
A economia do mar é outra atividade na qual o Ceará vem se destacando e que envolve fatores estratégicos como por exemplo; o turismo e a logística portuária, a comunicação por meio de fibra ótica, a atividade pesqueira, entre outros aspectos da economia marítima voltada para essa nova fronteira de desenvolvimento associada à sustentabilidade.
Goldwind firma acordo para instalação de aerogeradores onshore e offshore no Ceará
Hub de Hidrogênio Verde no Ceará promete fortalecer economia e meio ambiente