Ícone do site TrendsCE

Ceará aposta em ❛Planeta Jovem❜ para construção do futuro

O Planeta Jovem é um programa voltado para jovens, com idade entre 14 e 28 anos, que buscam por experiências, vivências e trocas, a partir do desenvolvimento de múltiplas habilidades utilizando múltiplos saberes. A ideia do programa é que, por meio da união desses elementos, seja possível criar um novo planeta com soluções aplicáveis aos problemas atuais em cinco áreas específicas: transição energética, meio ambiente, economia do mar, escola do futuro e saúde digital.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O coordenador do Planeta Jovem, Daniel Gularte, discorre sobre a importância do programa: “com desenvolvimento das linguagens da internet, dos jogos e das redes sociais, podemos construir um cidadão mais consciente do seu lugar no mundo, com uma visão acolhedora e solidária. É isso que acredito que o projeto vai construir nesses jovens e esperamos poder impactar o maior número possível de pessoas, para que isso se torne um case nacional e o país perceba que o Ceará também possui tecnologia de ponta e inteligência inovadora, e ao mesmo tempo, um trabalho social incrível que tenho certeza de que vai gerar bons frutos”, pontua Daniel.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Iracema Digital em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Prefeitura de Sobral e Grupo O Povo de Comunicação, tendo como realizadores o Museu Bojogá e a empresa Criatlo – Criação, Relações e Inovação. O Planeta Jovem também recebe apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

“O intuito do projeto é incentivar os jovens a pensarem o futuro do planeta de forma sustentável, buscando suporte, o mais cedo possível, de seu entorno social. Para tanto, o Planeta Jovem propõe uma metodologia inovadora baseada em uma experiência gamificada segura no metaverso, com a proposta de despertar no jovem o senso de responsabilidade, aumentar sua autoestima, seu espírito solidário, sua liderança e felicidade”.

Mauro Oliveira, professor do IFCE e idealizador do Planeta Jovem

Esta metodologia consiste em uma metáfora onde somente jovens serão convidados a participar como cidadãos deste planeta do futuro, uma aeronave no metaverso, complementa o professor. Ao todo, serão selecionados 100 destes jovens treinados e capacitados pelo IFCE para serem “tripulantes” da nave Planeta Jovem, com a responsabilidade da governança interna e execução do plano de voo. Também participarão dessa nave os comissários, jovens experientes que serão responsáveis pelo provimento de serviços aos cidadãos embarcados.

A diretora de comunicação e marketing do Instituto Iracema Digital, Débora Castro avalia o projeto da seguinte maneira: “a gente entende que o jovem é fundamental dentro do processo de transformação social que acreditamos ser possível, por meio da tecnologia e da inovação. Para isso, é necessário que esse jovem abrace a construção de uma nova realidade com senso de responsabilidade desenvolvendo competências que possam materializar novas soluções, para que ele se sinta protagonista desse futuro”, considera a diretora.

O Planeta Jovem foi lançado nesta sexta-feira (19), e terá a solenidade de abertura realizada no sábado (20), na sede do IFCE em Fortaleza. O programa acontece em formato híbrido, cuja parte presencial será no próximo dia 27 de agosto e a parte online (metaverso) começa a partir do dia 28 de agosto, finalizando no dia 5 de novembro com uma mostra de projetos entregues pelos participantes na Feira do Conhecimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Ceará (Secitece).

Saiba mais: 

Programa do Sebrae/CE busca capacitar profissionais e empreendedores para atuarem no mercado de games

Programa do Sebrae busca tornar o Ceará uma referência na indústria de games do país

Sair da versão mobile