Artesãos cearenses recebem a visita de compradores internacionais

Por: Sebrae/CE com informações da Fenacce | Em:
Tags:, , , ,

As visitas foram importantes para que os compradores pudessem conhecer in loco o trabalho dos artesãos cearenses, ajudando a aprofundar o conhecimento sobre as técnicas. (Foto: Divulgação)

Compradores de artesanato de sete países participaram de uma visita, realizada na última quarta-feira (20), a artesãos e grupos produtivos de artesanatos das cidades de Fortaleza, Cascavel e São Gonçalo. A visita faz parte da Rodada Internacional de Artesanato promovida pelo Sebrae, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério da Economia, que acontece até esta quinta-feira (22) como parte da programação da 4ª Edição da Fenacce.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


A visita, que reuniu compradores da França, Irlanda, Alemanha, Reino Unido, Emirados Árabes, Tailândia e Estados Unidos, começou em Cascavel, onde conheceram a Loja Oficina da Família Muniz. Eles foram recebidos pela artesã Antônia Lúcia, segunda filha mais velha das cinco herdeiras do mestre Francisco Muniz, o idealizador de uma técnica inovadora de aplicação de moldes de renda de bilro nas peças de barro. De lá, o grupo seguiu para Fortaleza. Na capital cearense, eles estiveram no Estúdio Alumiar Design, da artesã Armênia Rocha, que desde 1998 se dedica à criação de luminárias artesanais.

Encerrando a programação, os compradores foram até São Gonçalo do Amarante, para conhecer o trabalho da Associação de Artesãos de Curral Grande (Artfio). Fundada em 2004, a Artfio é reconhecida pela atuação na comunidade por ter contribuído para o aumento da renda das mulheres locais, trazendo, por meio do crochê, trabalho e empoderamento. À frente da associação, está Conceição Juvêncio, de 70 anos, que ajuda diariamente a transformar a vida de mulheres da região através do trabalho artesanal.

Para a analista da Unidade de Competitividade dos Negócios e coordenadora do projeto estadual de Economia Criativa do Sebrae/CE, Cattleya Guedes, as visitas foram importantes para que os compradores pudessem conhecer in loco o trabalho dos artesãos cearenses, ajudando a aprofundar o conhecimento sobre as técnicas e sobre alguns dos produtores que estão participando da Roda Internacional de Artesanato.

Rodada Internacional

Dando seguimento às atividades, os compradores participam, nesta quarta e quinta-feira, da Rodada Internacional de Artesanato, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, durante Feira Nacional de Artesanato e Cultura. De acordo com o analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Gustavo Reis, a articulação desta rodada de negócios começou a ser pensada desde o início do ano pelo Ministério da Economia, ApexBrasil e o Sebrae Nacional.

“A gente vinha conversando como ia operar isso e aonde, aí apareceu esta oportunidade de realizar durante a Fenacce. A Apex, com os seus escritórios internacionais, foi mapeando estes compradores que tinham o interesse de comprar o artesanato brasileiro, o PAB começou a selecionar estes artesãos e o Sebrae vem operacionalizando isso, promovendo este encontro entre comprador e artesão”.

(Foto: Divulgação)

Além dos encontros durante a rodada, Gustavo destaca que a Fennace é um momento importante para estes compradores consigam entender um pouco mais sobre a diversidade e riqueza que o Brasil tem no artesanato. Annalisa Volse, analista de negócios do escritório europeu da ApexBrasil, também destaca que o diferencial nesse formato de compras é a possibilidade que os compradores têm de vivenciar e conhecer de perto o trabalho dos artesãos.

“Eles estão impressionados com a qualidade e a diversidade das peças de artesanato local. Essa parte de ver o quanto demora para fazer, conhecer o dia a dia do artista, ajuda a valorizar ainda mais o trabalho”.

De acordo com Stella Pavan, organizadora da Fenacce, a realização da Rodada Internacional de Negócios visa atrair investimentos do exterior e gerar oportunidades de vendas a partir da conexão de visitantes de outros países com os artesãos nacionais.

“A Rodada marca uma nova etapa no setor de artesanato em âmbito nacional, tendo o Ceará como anfitrião, que é uma das principais portas de entrada para o Nordeste e HUB de negócios e investimentos. Essa é uma grande oportunidade de geração de negócios que terão forte impacto nas comunidades que têm o artesanato como atividade econômica”.

Fenacce

A 4ª Edição da Fenacce, Feira Nacional de Artesanato e Cultura, segue até dia 25 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, com uma programação diversificada com oficinas, palestras, atrações culturais, shows e gastronomia. O evento conta com a participação de cerca de 1.000 artesãos, representando as cinco regiões do País, distribuídos em 288 estandes.

A feira conta com entrada solidária, incentivando a doação de 2 kg de alimentos, para acesso ao pavilhão dos expositores de 15h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 21h, aos finais de semana. Os alimentos arrecadados serão destinados aos programas Mesa Brasil Sesc e Mais Nutrição do Governo do Estado.

Saiba mais:

Empresários se reúnem para debater perspectivas do Turismo no Estado

Brasil tem muito a crescer na nova economia pela força do perfil criativo dos brasileiros

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas