Nesta sexta-feira, 30, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) divulgou o PIB do 2º Trimestre de 2022 do Ceará. O documento aponta um crescimento do PIB do Ceará de 3,38% no segundo trimestre de 2022 em comparação ao segundo trimestre de 2021. Este resultado supera o PIB do Brasil, o qual registrou um crescimento de 3,2% para a mesma base de comparação.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
O estudo realizado pelo IPECE trimestralmente mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo e é calculado com base nos resultados dos três setores: Agropecuária, Indústria e Serviços.
Em relação ao crescimento do segundo trimestre de 2022, comparado com o primeiro trimestre de 2022, o PIB do Ceará registrou um crescimento de 2,39%, enquanto o PIB do Brasil cresceu 1,2%.
As atividades do setor de Serviços ligadas ao Turismo, como alojamento, alimentação e transportes, vêm sendo indutoras de crescimento da economia cearense em 2022. O comércio, que também faz parte do setor, acaba se beneficiando com o crescimento dessas atividades. Já a Agropecuária, outro destaque da pesquisa, obteve boas safras decorrentes do volume de chuvas dentro da média histórica.
“O resultado do PIB do segundo trimestre do ano de 2022 foi puxado, basicamente, pelas atividades ligadas à Agropecuária e ao setor de Serviços. A Agropecuária foi por conta das chuvas que se mantiveram dentro da média histórica, enquanto que o setor de Serviços está sendo puxado pelo comércio e pelas atividades ligada ao Turismo, que foram reaquecidas desde o fim de todas as restrições relacionadas à Covid-19”, afirma Nicolino Trompieri Neto, analista de Políticas Públicas do IPECE e coordenador da equipe responsável pela elaboração do PIB do Ceará.
Na Indústria, o único destaque positivo foi a Construção Civil, explicada pela retomada de novos empreendimentos imobiliários após um longo período de incertezas para o setor, em 2020 e 2021, causada pela pandemia. Outro componente que vem ajudando essa atividade é o aumento em reformas domiciliares, que vem sendo observado desde o segundo semestre de 2020.
No acumulado do ano até o segundo trimestre de 2022, o PIB do Ceará registrou uma expansão de 2,89%, em comparação com o mesmo período de 2021, registrando um crescimento acima do PIB do Brasil (+2,5%) para a mesma base de comparação. Já para o acumulado nos quatro últimos trimestres, o PIB do Ceará cresceu 3,10%, enquanto o PIB do Brasil cresceu 2,6%.
Previsão do PIB cearense para os próximos meses
Em setembro de 2022, a previsão do IPECE para o crescimento da economia cearense no ano de 2022 está em 2,94%, percentual superior à expectativa divulgada em junho de 2022. Além disso, o prognóstico para o Estado se mantém acima do projetado para economia brasileira, cuja taxa é de 2,65%, também superior à taxa registrada em junho.
Nicolino Trompieri Neto mostra otimismo em relação ao PIB cearense para os próximos meses e destaca o setor de Serviços como principal responsável pelo crescimento da economia do Estado.
“Em relação ao aumento da projeção do PIB de 2022, podemos afirmar que ele continua sendo puxado pelo setor de Serviços. A expectativa é que o setor seja o carro-chefe no terceiro e no quarto trimestres, pois ele tem encabeçado o aumento da nossa projeção”.
Saiba mais:
PIB cearense fecha em 1,96% no primeiro trimestre do ano impulsionado pelo setor de serviços
Indústria brasileira é responsável por 22,2% do PIB nacional