Nesta terça-feira (4), às 19h30, tem início a Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza, projeto da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor). O restaurante escolhido para iniciar o evento foi O Banquete, no Meireles. A iniciativa foi lançada no restaurante Mayú, e tem como objetivo promover uma experiência sensorial gastronômica que harmonize os ingredientes utilizados na preparação dos pratos com números musicais.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Criado pela chef Liliane Pereira, o primeiro cardápio da Rota tem como tema “Tributo a Belchior”. O menu especial harmoniza a culinária regional contemporânea com canções do artista homenageado.
“Não se trata de um jantar, nem de um show musical. O que estamos oferecendo é uma imersão no mundo da gastronomia e da música […] A noite vai proporcionar a experiência de sentir as notas musicais de Belchior nos sabores dos pratos. Esse tipo de vivência é capaz de transformar a interpretação do paladar de quem participa”.
Confira abaixo os cinco pratos inclusos no “Tributo a Belchior”:
1 – “Coração Selvagem”, uma tábua de petiscos servida com cerveja;
2 – “Medo de Avião”, um crepe de tapioca com chutney de abóbora e quiabo flambado na cachaça;
3 – “Como Nossos Pais”, o primeiro prato principal, é composto de uma cesta de parmesão com risoto de baião de dois em creme de nata e camarões dourados na manteiga da terra;
4 – “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, conbição de mignon de suíno de sol no creme de macaxeira com crisp de mandioca e farofa de rapadura;
5 – “Velha Roupa Colorida de Mudanças”,três estão a rapadura em forma de pudim com calda de caramelo salgado; Romeu e Julieta em torta de queijo com goiabada; e tamarindo sendo calda do mousse de chocolate francês.
A banda Nacionalize, que trabalha com diferentes formações, será responsável por interpretar as canções de Belchior. Para a primeira noite, os músicos convidados foram Thiago Aguiar (voz), Mário Rocha (guitarra), Léo Lima (teclado), Rafael Cavalcanti (baixo) e Cleber Viveiros (bateria).
A Rota da Gastronomia Cultural é um projeto da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) e com o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac.
Vivências brasileiras: a experiência como diferencial turístico
Festivais gastronômicos impulsionam turismo no Ceará e Brasil