O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, recebeu na tarde dessa sexta-feira, 18, o governador eleito do Ceará, Elmano Freitas, e a vice-governadora eleita, Jade Romero. No encontro, Luiz Gastão fez uma apresentação das ações realizadas pelo Sistema, através do Sesc e Senac, e debateu possíveis parcerias das instituições com o Executivo Estadual, principalmente em ações relacionadas ao combate à fome e segurança alimentar, uma das prioridades do futuro gestor do Ceará.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Luiz Gastão apresentou as principais ações do Sesc nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Assistência. Um dos pontos que chamou atenção do governador eleito foi o trabalho realizado pela instituição através dos restaurantes Sesc, de não desperdício de alimentos e diminuição do lixo orgânico; e a atuação do Mesa Brasil, que trabalha na perspectiva da segurança alimentar e nutricional por meio de doações de alimentos e atividades educativas.
A parceria com o Estado, sugeriu Luiz Gastão, poderia ser na capacitação dos profissionais do Estado para o melhor aproveitamento dos alimentos, construindo uma iniciativa de erradicação da fome.
Além disso, o presidente defendeu a continuação da parceria com o projeto Virando o Jogo do Governo do Estado, voltado para jovens que não estudam e não trabalham e que conta com ações do Sesc. Luiz Gastão também destacou a apresentação o Sesc Ativo, projeto de incentivo à prática consciente e permanente de exercícios físicos e dos esportes.
Outra ideia defendida pelo presidente do Sistema Fecomércio é a possibilidade do Senac ter uma ou duas salas nas escolas do Estado de ensino médio para disponibilizar cursos profissionalizantes, preparando os alunos que estão terminando os seus estudos para o mercado de trabalho. Ele lembrou ainda do Banco de Oportunidades do Senac, um serviço gratuito voltado a atender, orientar e encaminhar ao mundo do trabalho alunos que concluíram com êxito os cursos ofertados nos diversos segmentos de atuação da instituição.
Segundo Luiz Gastão, o Sesc e o Senac estão dispostos a fortalecer as iniciativas e somar esforços para que os projetos e ações cheguem com mais força em todo o Estado.
“Estamos de portas abertas e disposição para colaborar com o Governo do Estado e as boas práticas de gestão”.
Elmano Freitas parabenizou a atuação do Sistema Fecomércio, que classificou como “forte, atuante e com credibilidade”. De acordo com o governador eleito, o seu interesse prioritário ao assumir o Executivo é erradicar a fome, por isso as ações realizadas pelo Mesa Brasil e os restaurantes Sesc chamaram a atenção.
“Que possamos contar com a colaboração de vocês e aproveitar a possibilidade de capacitação para cozinhas solidárias”.
Ele também citou o projeto Sesc Ativo como uma ação que interessa ao Governo e a parceria em levar cursos profissionalizantes para os alunos do ensino médio da rede estadual de ensino. De acordo com ele, o seu governo estará aberto ao diálogo e às parcerias para combater a pobreza, as desigualdades socais e para gerar oportunidade aos cearenses.
Também estiveram presentes a vice-governadora eleita, Jade Romero; os vice-presidentes da Fecomércio, Cid Alves e Luiz Fernando Bittencourt; o secretário da Fecomércio, Everton Fernandes; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur) e diretor do Sebrae, Joaquim Cartaxo, e diretores da Federação.
Fecomércio discute criação de Conselhos Empresariais para o setor de Serviços Financeiros
Iniciativa da Fecomércio ajuda a reduzir custos nas empresas