Ícone do site TrendsCE

Fortaleza se destaca no mercado de franquias brasileiro

O aumento considerável no mercado de franquias nos últimos anos fez Fortaleza se destacar e figurar entre as 30 cidades que mais desenvolvem o setor no Brasil. A capital cearense ocupa a 28ª posição, atrás apenas de São Luís (25ª) no Nordeste. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que a cidade avançou cerca de 14,8% no primeiro semestre do ano.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Em primeiro lugar está Manaus, em seguida vem Cuiabá, Belo Horizonte, São José dos Campos (SP) e Santo André (SP). A variação do número de unidades entre os 12 municípios ficou em 21,1%, enquanto o índice ficou em 17,6% entre as 18 capitais listadas no ranking das 30 cidades.

A projeção no Brasil é que o setor de franquias fature R$ 200 bilhões ainda esse ano, tendo aumento de 12% em comparação ao ano passado. O aumento também é projetado em relação à perspectiva de aumento das operações (180 mil), um crescimento de 7% se comparado ao segundo trimestre do ano (178 mil).

Segmentos que tiveram aumento

Os segmentos que mais cresceram de 2021 a 2022 foram os de saúde, beleza e bem-estar (16,9%), seguido de alimentação food service (16%), hotelaria e turismo (15,9%), moda (14,7%), e casa e construção (13,2%).

Quanto à geração de emprego, o mercado de franquias também segue em constante expansão. A projeção é que o setor gere mais de 1,4 milhões de empregos até o fim deste ano, 5% a mais se comparado com o segundo trimestre do ano.

Expansão do segmento

O diretor da ABF Regional Nordeste, Cândido Espinheira, analisa que a expansão do segmento em Fortaleza tem ocorrido em razão do espírito empreendedor dos moradores da cidade. “É interessante o quanto o cearense é empreendedor. Fiquei impressionado como os franqueadores do Ceará conseguem expandir os seus negócios com facilidade, inclusive tendo marcas cearenses crescendo fora do Estado. O espírito empreendedor atuante para os negócios faz toda a diferença”, afirma.

Desempenho do Ceará

Segundo Cândido Espinheira, diretor da ABF Regional Nordeste, além da capital, cidades cearenses como Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Crato despontam como grandes no mercado para franquias.

“Elas têm potencial para muitas marcas. É uma tendência de mercado que veio para ficar, porque muitas pessoas buscam ter o próprio negócio, empreender e serem ouvidas. E o sistema de franquias permite isso, além da possibilidade de troca de conhecimento”.

“O principal destaque são os novos modelos de franquia, mais digitais. Como Fortaleza se destaca no setor de serviços, as franquias se tornam muito importantes para os empreendedores locais”, acrescenta.

Saiba mais:

A face social do empreendedorismo puxado por MEIs

Sebrae/CE leva o ensino do empreendedorismo para cerca de 240 mil alunos do Ceará

Sair da versão mobile