Com a união entre o Estado e os Municípios, a educação pública de ensino fundamental cearense é uma das grandes referências na qualidade educacional do país. Os bons resultados estão relacionados a políticas públicas e à qualidade da gestão educacional que avançaram na última década, superando estigmas e preconceitos.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, mesmo diante da pandemia, a rede pública cearense permaneceu com o melhor resultado do Brasil nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e conquistou o 2º e 3º lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, respectivamente.
Nas duas etapas do Ensino Fundamental, o Ceará tem o melhor resultado do Nordeste, de acordo com o Ideb. A rede pública cearense também superou a meta proposta pelo MEC. Nos anos finais, o Ceará seguiu no topo com nota 5,3, ultrapassando a projeção para 2021 (4,8).
Nos anos iniciais, o estado obteve 6,1 pontos, superando em 1 ponto a meta estabelecida pelo MEC. Com esse resultado, o Ceará saiu da terceira posição e conquistou o segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Santa Catarina (6,2).
Além disso, 30 municípios e 87 escolas estão entre os 100 melhores resultados do Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As 10 melhores escolas são do Ceará. Já nos anos finais, 25 municípios e 70 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país. Entre as 10 melhores escolas, oito são do Ceará.
O Estado ganhou uma posição em relação ao desempenho no Ensino Médio, ocupando agora o terceiro lugar. Das 10 melhores escolas do País, apenas duas são do Ceará. O Colégio Militar de Fortaleza, que obteve nota 7,0 no Ideb, aparece em 5º lugar. A Escola de Ensino Profissionalizante Adriano Nobre, na cidade de Itapajé, aparece na 10ª posição, com nota 6,8.
De acordo com a secretária executiva de Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Jucineide Fernandes, a rede estadual manteve o rendimento de 4,4, alcançado em 2019.
“Nós analisamos que o Ensino Médio cearense vem consolidando os avanços dos últimos anos, mostrando sua força. Mesmo com a pandemia, foi feito um esforço por todos os profissionais da rede estadual para garantir o vínculo dos alunos e a aprendizagem dos conteúdos essenciais”.
O diagnóstico do Ideb permitirá a continuidade do trabalho de “recomposição das aprendizagens” com o auxílio do programa Ceará Educa Mais, organizado em oito eixos para que os alunos concluam a Educação Básica com as habilidades previstas para essa etapa de ensino.
Além desses resultados, em 2021, o Nordeste foi a região que mais avançou no Índice de Oportunidades da Educação Brasil (Ioeb), conforme estudo da Comunidade Educativa Cedac.
Os estados responsáveis por quase metade dos 500 municípios que avançaram no indicador são Alagoas, Ceará, Piauí e Bahia. A região reuniu 70% dos municípios que mais tiveram crescimento no Ideb, enquanto o Sudeste e o Sul apresentaram crescimentos de 11% e 9%, respectivamente.
O Terceiro Setor no Ceará e o poder transformador da educação
Pandemia desafia gestão na educação