Quais os benefícios da geração de empregos verdes? Sem dúvidas, um dos maiores ganhos e um dos resultados mais visíveis desse investimento é que a economia verde pode alavancar o desenvolvimento do Brasil nos próximos anos.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), compilados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil já responde por 10% de todos os empregos verdes no mundo, perdendo apenas para a China, que tem 42% dos 12,7 milhões de postos de trabalho do planeta.
Oliver Azuara, economista sênior da divisão de Mercados de Trabalho e Seguridade Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em entrevista ao Estadão, explica que a estrutura do país está relacionada às suas condições ambientais.
“O potencial do trabalho verde no Brasil é enorme, seja pelo tamanho da economia ou pelo fato de ser o lar de ecossistemas dos mais relevantes do planeta, rico em recursos naturais e biodiversidade”.
Essa estrutura garante que os empregos verdes façam o Brasil alçar a dianteira desse setor. Isso por conta do potencial de crescimento das fontes renováveis, que, ao contrário de outras partes do mundo, ainda é muito alto no País.
A exemplo, a energia offshore (em alto-mar) é, de certa forma, recente, mas tem potencial de 700 mil MW no País. Cada MW de energia offshore gera 17 postos de trabalho ao longo de 25 anos de vida útil de um projeto. Já no setor solar, segundo o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, a geração de empregos em toda cadeia ultrapassou os 170 mil postos em 2021, e pode superar os 200 mil neste ano.
Saiba mais:
Fortaleza: sinônimo de urbanismo com sustentabilidade
Especialistas apontam sustentabilidade como estratégia para eficiência da cadeia de suprimentos