Mesmo que a pandemia de Covid-19 tenha trazido muitos reflexos negativos sobre a saúde dos trabalhadores, a retomada das atividades presenciais é a oportunidade para que as empresas coloquem em foco o cuidado com seus colaboradores para gerar uma série de benefícios à própria atividade.
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Há algum tempo, as ações internas nas corporações limitavam-se a ginásticas laborais ou avaliações rotineiras que a legislação trabalhista exige. Mas o pós-pandemia maximizou os efeitos da rotina de trabalho e os contextos sociais que envolvem o dia-a-dia das pessoas, como a saúde mental.
Tornaram-se mais comuns os casos diagnosticados de ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e sedentarismo entre trabalhadores de vários setores. Quando dois ou mais destes problemas se associam, o resultado é a queda da produtividade, além da dificuldade de trabalho em equipe e dos temidos casos de presenteísmo e absenteísmo. Esta realidade é a principal justificativa para que as empresas invistam mais em Programas de Qualidade de Vida.
“Cuidar da saúde do trabalhador vai muito além de oferecer a prática de atividade física e incentivar a alimentação saudável. Hoje, a saúde mental está muito em foco. Esse cuidado vai além do ambiente de trabalho e pode chegar até outros contextos, como a vida espiritual e a rotina pessoal, fora da empresa, quando se entende o que o trabalhador tem como ‘válvula de escape’, pois não dá para separar a vida pessoal do trabalho”.
Patrícia Passos, Coordenadora de serviços para Pessoa Jurídica do SESI Ceará
O que são os PQVs?
Os Programas de Qualidade de Vida são um conjunto de ações que incentivam boas práticas e colaboram com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, com reflexos diretos na realidade deles até fora do ambiente de trabalho.
O SESI Ceará oferece uma série de serviços que podem ser personalizados, de acordo com a necessidade de cada cliente. “Temos uma equipe multidisciplinar com psicólogas, nutricionistas e educadores físicos que usam metodologias mais diretas para promover saúde e qualidade de vida dentro das corporações, independente do porte”, explica Patrícia.
A área de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI-CE usa metodologias inovadoras para traçar os planos de ação, como a ARIS e a ASSTI. A primeira é a Avaliação do Retorno sobre Investimento em Saúde, a partir do levantamento de dados sobre o perfil epidemiológico e organizacional da empresa. Isso gera indicadores mais robustos para a área de gestão de saúde e tomada de decisões, conhecendo melhor o perfil dos funcionários e identificando maneiras de reduzir os fatores de risco. O foco da prevenção é diminuir os custos com saúde curativa – o já conhecido “prevenir é melhor do que remediar” – e aumentar a produtividade.
A segunda é a Avaliação de Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria, uma ferramenta construída com base científica que permite às empresas conhecer mais de 40 indicadores relativos a seis dimensões avaliativas: Demográfica; Segurança no Trabalho; Estresse; Produtividades; Morbidade e Percepção de Saúde; e Estilo de Vida. Além disso, é possível considerar índices de segurança que vão levar as corporações a estabelecerem prioridades, metas, fazer o planejamento de ações e saber que tipo de retorno os investimentos em saúde estão gerando.
Empresas precisam agir
Ainda segundo Patrícia Passos, muitas empresas ainda não despertaram para a importância do investimento na qualidade de vida dos trabalhadores. “Há muitas empresas que ainda não têm esse tipo de maturidade. Nos programas que o SESI faz, o retorno não é só financeiro. Há melhoria na produtividade e no engajamento dos colaboradores. Nós, enquanto profissionais, não somos salvadores porque, para melhorar os resultados, é preciso envolvimento da própria gestão da empresa que nos contrata. Precisamos construir um programa a várias mãos”, conclui.
Como contratar
Para ter mais informações sobre como os serviços do SESI Ceará podem atender às necessidades específicas da sua empresa, entre em contato pelo telefone (85) 4009-6300, ou acesse o site sesi-ce.org.br.
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