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Novos produtos ajudam a dinamizar o turismo nas Rotas Turísticas do Ceará

O Ceará possui encantos e belezas naturais que, somado a uma gama de serviços qualificados espalhados pelo território cearense, fazem com que o Estado tenha no turismo uma das suas principais atividades econômicas. De janeiro a outubro deste ano, segundo o IBGE, o Ceará apresentou uma expansão de 51,6% das atividades turísticas, fazendo com o que o Estado registrasse o terceiro maior desempenho do país entre as áreas pesquisadas.


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Na prática, isso significa mais renda e emprego para os cearenses, em especial para os pequenos negócios que são os responsáveis pela maioria das empresas atuantes no segmento do turismo. Não é à toa que ao longo de sua história o Sebrae/CE tem se dedicado intensamente para apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios que atuam nesta cadeia produtiva.

Uma das estratégias desta atuação é o trabalho de estruturação de roteiros turísticos nas diversas regiões do Ceará. O mais antigo deles é a Rota das Emoções, que liga três estados do Nordeste brasileiro – Maranhão, Piauí e Ceará – e envolve 14 municípios. No Ceará, fazem parte deste roteiro os municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Outro roteiro turístico importante é a Rota das Falésias, que reúne os equipamentos e atrativos turísticos do Litoral Leste cearense. Fazem parte da rota, os municípios de Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí.

A rota mais recente, lançada este ano no mercado, é a Costa dos Ventos, formada pelos destinos turísticos do Litoral Oeste do Ceará. Fazem parte dela, os municípios de Acaraú, Itarema, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Caucaia.

Além das rotas litorâneas, o Sebrae/CE também ajudou a estruturar as rotas serranas Mirantes da Ibiapaba, envolvendo os municípios de Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará; E Rota do Café, com os municípios de Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti. Bem como, a Rota do Cariri, com os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Missão Velha.

Para o analista da Unidade de Competitividade e gestor estadual de turismo do Sebrae/CE, Silvio Moreira, esta estratégia de roteirização tem sido importante para ampliar a atividade turística nos territórios e a participação dos pequenos negócios neste mercado.

“Com as rotas, foi possível promover o turismo em outros municípios, para além dos tradicionais destinos âncoras do Estado”.

Além disso, segundo ele, este processo de estruturação também contribuiu para a qualificação dos estabelecimentos, bem como para a ampliação do tempo de permanência dos turistas no Estado. “Com a estruturação dos roteiros, os turistas acabam passando mais tempo nos territórios e, consequentemente, gerando mais renda para a população destes destinos”.

Novos produtos nas rotas turísticas

Mas, de acordo com Silvio, este trabalho não se encerra com a estruturação das rotas. É preciso estar constantemente trabalhando para melhorar a oferta de produtos e serviços e a experiência dos turistas neste território. Para isso, o Sebrae/CE está constantemente desenvolvendo, em parceria com os empreendedores locais e com o poder público, ações de capacitação dos pequenos negócios e atores envolvidos, articulação da governança dos territórios, apoio nas ações de mercado e também no estímulo à criação de produtos.

Este último, segundo ele, é uma das mais importantes atividades desenvolvidas, pois tem reflexo direto no aumento de vendas daqueles destinos e na ampliação da diversificação da demanda turística da região. “Não adianta termos um grande potencial, se não conseguirmos transformá-lo em produtos bem estruturados, pois quando um agente de viagens vai fazer a venda ele vai vender para os turistas os produtos disponíveis naquele destino e não o seu potencial”.

De acordo com o gestor do Sebrae/CE, estes produtos podem ser qualquer coisa que proporcione uma experiência para os visitantes, como passeios, trilhas, a cultura e o artesanato local, vivências, atividades esportivas, entre outros.

“É preciso que os destinos tenham estes produtos bem estruturados para serem comercializados, pois é isso que vai influenciar na receita e no faturamento das empresas de turismo das regiões”.

Silvio Moreira, analista da Unidade de Competitividade e gestor estadual de turismo do Sebrae/CE

É por isso, segundo ele, que o Sebrae/CE está constantemente estimulando aos empreendedores e as lideranças de turismo dos territórios das rotas a pensar produtos que possam ajudar a despertar a atenção dos turistas para os destinos cearenses. “E este trabalho vem dando certo. Este ano, por exemplo, foram criados novos produtos turísticos em todas as rotas apoiadas pelo Sebrae no Estado”.

É o caso da Costa dos Ventos, onde estão os destinos mais procurados do Ceará pelos turistas que praticam o kitesurf. Neste roteiro, foi lançado pela Agência de Viagens Grauçá Turismo o Taíba Kit Experience, que disponibiliza deste aulas para os iniciantes nesta atividade esportiva até roteiros para os praticantes mais experientes.

Na Rota das Falésias, o destino de Águas Belas, em Cascavel, lançou um circuito onde os turistas podem passear pelas dunas e falésias, desbravar rios e vivenciar a cultura, os saberes e os sabores locais.

Mas se é adrenalina o que o turista busca, na Rota das Emoções ele pode desfrutar do Connect Experience UTV. Este passeio, lançado em 2022 no Salão de Turismo da Rota das Emoções em São Luís/MA, promove a integração entre a aventura e também o conforto e sofisticação da hotelaria e da gastronomia de Jericoacoara.

Agora se o turista está mais interessado na história e na cultura local, na Rota Verde do Café ele pode visitar o Centro de Referência do Café de Sombra, em Baturité. No espaço, implantado pela Prefeitura Municipal e Sebrae/CE, o visitante pode entrar em contato com a história da produção cafeeira no município de Baturité, que em 2022 completou 200 anos.

rotas do café
Foto: Sebrae/CE

Na Rota Mirantes da Ibiapaba, outro importante destino turístico serrano do estado, foram lançados novos circuitos turísticos com os atrativos e equipamentos dos municípios de Guaraciaba do Norte e São Benedito. Além do clima e das belezas naturais, os visitantes terão a oportunidade de entrar em contato com a cultura e a gastronomia local.

Já na Rota do Cariri, um dos novos produtos turísticos da região é o Polo Gastronômico do município de Nova Olinda, implantado numa parceria entre os empreendedores, a Prefeitura Municipal, o Senac e o Sebrae/CE.

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