De acordo com especialista, Todos os setores do varejo devem esperar aumento na demanda e nas vendas nesta época. (Foto: Envato Elements)

Natal e Ano Novo potencializam vendas no varejo brasileiro

Por: Redação | Em:
Tags:

O período de maior aumento das vendas no setor do varejo é no final do ano. A combinação do Natal e do Ano Novo leva o consumidor às compras, principalmente, de itens decorativos, presentes, gastos com confraternizações (seja de família ou empresa) e com alimentos para a ceia de Natal e o Réveillon.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 118 milhões de pessoas deverão efetuar compras no período de fim de ano, movimentando mais de R$66 bilhões na economia brasileira.

Em relação ao andamento da vacinação contra a Covid-19, 98% dos pesquisadores acreditam que esse processo vai influenciar no desempenho das vendas nas festas de fim de ano. 

“O Natal e Ano Novo são datas comemorativas tradicionais no calendário de consumidores e comerciantes. É costumeiro o brasileiro presentear ou elevar o consumo no período de festas de fim de ano. Todos os setores do varejo devem esperar aumento na demanda nesta época”

Rogério Albuquerque, head de produtos da Card, empresa de meios de pagamento brasileira

Ainda de acordo com a pesquisa, percebe-se uma estabilidade na intenção de compras quando comparado ao mesmo período de 2021. Este ano, 73% dos participantes planejam dar presentes para outras pessoas no Natal (em 2021, eram 77%). Entre os que não vão presentear, 30% afirmam não gostar ou não ter o costume, 28% não têm dinheiro, e 16% estão desempregados. 

Além disso, 82% dos consumidores que participaram da pesquisa pretendem realizar compras nos canais off-line, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping centers (40%). 50% deles também pretendem fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores.

Saiba mais:

Varejo apresenta projeção otimista no segundo semestre de 2022

Modelo figital e integração omnichannel: os desafios do varejo atual

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas