Das nove Salas do Empreendedor do Brasil inteiro agraciadas com o Selo Diamante – certificação máxima em atendimento concedida pelo Sebrae e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) –, duas são no Ceará: as das cidades de Madalena e Redenção. As outras sete estão nas cidades de Canhotinho – PE, Curitiba Pinheirinho – PR, Queimadas – PB, Cachoeiras de Macacu – RJ, Henrique Wanke Sênior de Indaial – SC, Maragogi – AL e Cabedelo – PB.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Esta foi a primeira vez que foi realizada a premiação, em nível nacional, para reconhecer a qualidade do atendimento e dos serviços prestados pelas equipes da rede parceira e de agentes de desenvolvimento das salas. Os vencedores foram escolhidos entre as 145 salas que receberam o selo na categoria Ouro.
Para o prefeito Davi Benevides, de Redenção, um dos agraciados com o reconhecimento máximo, a Sala do Empreendedor faz, realmente, a diferença na vida do município. “Principalmente depois do trabalho que fizemos para dar visibilidade ao espaço”, explica. “Percebi isso tão logo assumi o município e fiz questão de empoderar a Sala, inclusive, utilizando-a para a capacitação dos microempreendedores e microempreendedores rurais que vão, por exemplo, atuar no mercado público da cidade que vai ser entregue ainda nesse mês de dezembro, além de estimular a procura pelos serviços oferecidos”, enfatiza.
Entusiasmado com a premiação, ele aproveita para assumir o compromisso de melhorar, mais ainda, a qualidade do atendimento mantido na Sala, com a parceria do Sebrae/CE, e ampliar, cada vez mais, o número de empreendedores formalizados, “o que representa mais dinheiro nos cofres do município e mais progresso para a cidade”, resume.
Já a Prefeita de Madalena, Sônia de Oliveira Costa, ainda emocionada com a premiação, também se compromete a equipar, ainda mais, a Sala do Empreendedor da cidade. “Vou ampliar as instalações, aumentar o número de atendimentos, de cursos e de acompanhamentos, principalmente para os pequenos negócios”, reforça. A gestora aproveitou para elogiar o trabalho de interiorização do Sebrae/CE: “Que está chegando cada vez mais perto dos municípios e dos pequenos negócios das pequenas cidades”. Ela ressalta, ainda, que a Sala do Empreendedor é um espaço que aproxima o empreendedor da prefeitura e os leva a atuarem juntos, com o Sebrae.
Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs na hora de abrir um negócio, oferecer consultorias e capacitação, as Salas do Empreendedor fazem parte de uma rede parceira de relacionamento e atendimento do Sebrae por todo o país. Em um único espaço estão reunidos diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor, garantindo desde a orientação básica, informações sobre a formalização, alteração e baixa de empresas até apoio no planejamento de um novo negócio e gestão da empresa, informações sobre como participar de compras públicas, até tramitação de documentos, declarações como a DASN-Simei, além de capacitações e oficinas.
Atualmente, já são 2.875 salas, localizadas em todo os 26 estados e no DF, o que corresponde a 50% dos municípios brasileiros. Ao todo, 1.310 se inscreveram no processo de concessão do selo, com a participação de representantes de municípios em 18 estados (AL, AM, CE, GO, MS, MT, PA, PR, RR, RO, TO, PE, PB, MA, MG, RJ, SC, RN). Desse total, 1.177 concluíram todo o processo e 439 foram seladas nas categorias bronze, prata e ouro, a depender das pontuações alcançadas.
As Salas do Empreendedor que participaram do reconhecimento passaram por uma criteriosa metodologia de avaliação. A oferta de vários serviços em um só ponto e a forma como o empreendedor é acolhido e atendido no ambiente é o que qualifica a cidade para ser reconhecida como dona de uma Sala do Empreendedor modelo. Neste ano, alguns novos critérios foram incluídos para a certificação, como a presença das Salas nas redes sociais, para o selo Bronze; e a realização de curso sobre a Lei de Liberdade Econômica pelo responsável da Sala, para o selo Diamante.
Por ser referência de atendimento para os pequenos negócios, a Sala do Empreendedor é considerado um eixo estratégico dentro do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa que tem transformado a realidade local de diversos municípios brasileiros por meio de ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social. Com apoio do Sebrae, as prefeituras estruturam e instalam o espaço e ainda oferecem capacitação dos atendentes, com soluções completas para gestão e avaliação das Salas do Empreendedor. A cerimônia de premiação foi transmitida pelo canal do Sebrae no Youtube, a partir das 10h, com a participação remota do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Segundo ele, a premiação é resultado do esforço da instituição em melhorar cada vez o atendimento e relacionamento.
Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/CE tem novo presidente eleito
Sebrae/CE apoia publicação de livro infantil sobre a história do café