2022 se encerrando, mas ainda há tempo de celebrar os avanços conquistados durante o ano. Quanto ao Sebrae/CE, louva-se a área da educação em que a instituição alcançou cerca de 200 mil alunos, em todas as regiões do Estado, com o Programa Educação Empreendedora. Desenvolvido em parceria com as Prefeituras, Governo do Estado e instituições de ensino superior, este programa contribui com o desenvolvimento integral dos estudantes e estimula o protagonismo e a habilidade empreendedora em diversas faixas etárias.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Uma das ações realizadas é o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com as Prefeituras Municipais. Com essa ação difunde-se conteúdos e práticas de empreendedorismo para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Em 2022, o programa beneficiou cerca de 175 mil alunos de 66 municípios do Estado e contribuiu para a capacitação de mais de 4 mil professores em todo o Ceará. Somente na capital cearense, a parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), beneficiou cerca de 88 mil alunos da rede pública municipal de ensino.
Outra ação importante na área da educação empreendedora é o Programa Despertar, voltado para alunos do 1º Ano do Ensino Médio, dentro da metodologia dos Projetos de Vida, na disciplina de empreendedorismo. Fruto de uma parceria entre Sebrae/CE e Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), o programa beneficiou este ano cerca de 18 mil alunos do ensino médio da rede pública estadual.
A metodologia do Despertar foi aplicada em 132 Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) de 121 municípios do estado, número que corresponde a uma área de cobertura de mais de 65% do território cearense.
Afirma o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, que tais números são expressivos e comprovam o compromisso do Estado do Ceará com a educação e o desenvolvimento de crianças e jovens cearenses. “O Ceará é hoje uma referência nacional na educação, prova disso é que o senador Camilo Santana e a governadora Izolda Cela foram convidados para estar à frente do Ministério da Educação a partir do próximo ano. Mas estes números mostram também o empenho do Sebrae/CE, em parceria com os governos municipais e estadual, em agregar à educação das crianças e jovens cearenses a cultura empreendedora”.
Mais do que promover os primeiros contatos deste público com a temática, segundo Cartaxo, o modelo de educação empreendedora aplicado pelo Sebrae objetiva inspirar e despertar o potencial das pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento do Estado. “São jovens que vão sair da escola preparados para os desafios da vida e para contribuir ativamente na construção do desenvolvimento sustentável de suas comunidades, de seus municípios e do estado”.
Este sentimento é reforçado pela articuladora da Escola de Negócios do Sebrae/CE e gestora do programa de educação empreendedora da instituição, Mônica Arruda. “O nosso intuito com o programa de Educação Empreendedora é contribuir com a formação dessa geração futura, desenvolver principalmente os aspectos atitudinais para que eles possam não só considerar a opção de empreender, mas principalmente adquirir as habilidades necessárias para o futuro pessoal e profissional”, destaca.
Saiba mais:
Educação financeira: dicas práticas de como ensinar crianças sobre finanças
Ceará recebe I Encontro Nacional do Ecossistema de Educação Empreendedora