O ano de 2022 será lembrado por ter tido caminhões elétricos enormes que finalmente percorreram pela terra, com preços extraordinários. Em 2023 deve trazer uma dispersão de SUVs, incluindo opções um pouco menores.
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Se você está indo atrás de um carro no mercado automotivo, confira quatro prognósticos:
É esperado que cerca de 20 novos modelos de veículos elétricos sejam lançados nos Estados Unidos nos próximos meses. Muitos visam um ponto ótimo no mercado, ou seja, bom para transportar cargas e famílias, e não extremamente caro.
Dias atrás, o tão esperado Ariya da Nissan finalmente chegou às concessionárias com um preço inicial de US$ 43.190. Daqui a alguns meses, a Chevrolet diz que adicionará seu Blazer EV por US$ 45.000, seguido pela Equinox EV menor e mais barata no outono.
O EV9 da Kia, um genuíno de três linhas, provavelmente também chegará a um território acessível de preços se seguir o caminho de seu irmão menor, o EV6.
E, na frente das startups, a VinFast, uma fabricante vietnamita, estreará com seu VF 8, um pequeno SUV com preço de US$ 40.700 (embora a bateria esteja incluída em um plano de assinatura mensal).
Muitos SUVs mais sofisticados estão por vir em 2023, incluindo uma versão do Hummer EV da GMC, com um preço justo em território de seis dígitos; o primeiro Lexus elétrico, batizado de RZ; uma versão “eletrificada” do GV70 da Hyundai; mais dois modelos menores como o crossover da Polestar, chamados simplesmente de 3 e 4; e, no topo da pirâmide de luxo, os Mercedes EQE e EQS. Fala-se até de um grande Volvo elétrico.
Aqueles que estão em busca de um SUV elétrico verão suas escolhas dobrarem em 2023. Mas escolher um novo modelo e realmente comprar um novo continuarão sendo algo muito diferente. O abastecimento permanecerá apertado, os preços, elevados, e as montadoras tradicionais ainda estarão ansiosas para vender veículos a gasolina enquanto abocanham quase todo o mercado de veículos elétricos.
A ele se juntam alguns wagons esportivos, como o Opel Astra Electric e o Peugeot e-308 SW. Em parte por causa de seus perfis mais baixos, ambos os carros apresentam eficiência impressionante, com autonomia para viagens com baterias muito menores do que as encontradas na maioria dos carros elétricos americanos.
Enquanto as linhas produtivas em Detroit, Seul, Stuttgart e Tóquio podem finalmente obter os chips de computador de que precisam, a economia unitária dos veículos elétricos ainda é ruim. Os preços das baterias de íon-lítio aumentaram em 2022 pela primeira vez na história, em 7%. E alguns dos maiores cérebros do negócio, incluindo o presidente da Toyota, Akio Toyoda, e o CEO e co-fundador da Rivian, RJ Scaringe, temem que levará anos para que a cadeia de suprimentos de baterias se recupere.
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