Muitas empresas que possuem frotas de veículos estão utilizando a telemetria como instrumento para reduzir gastos. A pesquisa “Tendências para a Gestão de Frotas em 2021” revelou que mais de 69,2% das pessoas que trabalham em gestão de frotas fazem uso dessa tecnologia.
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O conceito telemetria não é novo. Surgiu em 1912. Naquela época, a técnica era usada para monitorar as redes de telefonia e a transmissão de dados. Na década de 1950, chegou ao setor aeroespacial, monitorando satélites e sondas. Foi nos anos 1990 que ela começou a ser usada no segmento automotivo, recebendo o nome de telemetria veicular.
O instrumento é usado para coletar remotamente dados dos veículos e dos condutores. Trata-se de uma tecnologia, via equipamento instalado no objeto que será controlado, e que tem como finalidade medir dados, tais como, por exemplo, distância, espaço, tempo, localização. Essas informações são repassadas de forma remota para uma central de monitoramento.
A central irá coletar, processar, armazenar e, posteriormente, repassar as informações para que a empresa tenha dados privilegiados sobre o seu negócio. Ou seja, a telemetria é um suporte para que a empresa possa tomar decisões estratégicas e assertivas em relação à gestão e à operação como um todo. Com isso, o gestor pode cortar custos.
Muitas empresas ainda confundem o rastreamento com telemetria e chegam a pensar que as duas tecnologias têm a mesma função. Porém, existem diferenças entre elas, principalmente, quando o assunto é o acesso a informações.
O rastreamento tem como única e principal função rastrear. Sua atuação no veículo é realizada por meio do GPS e as informações são exclusivas sobre a localização do mesmo. Por isso, ele é mais simples do que a tecnologia de telemetria e é muito utilizado por empresas que desejam apenas limitar o seu controle contra roubos.
Já a telemetria, é uma tecnologia mais avançada e abrangente, que contempla também o rastreamento ao seu processo geral. Com a telemetria veicular, o gestor pode levantar informações que vão além da simples localização, mas também dados sobre consumo de combustível, dirigibilidade, falhas mecânicas e outros.
Serviço de telemetria veicular da Corpvs recebe prêmio internacional
A empresa Corpvs Rastreamento e Telemetria é especializada no serviço de frotas de veículos. O sistema utilizado por ela, o Corpvs Controller Telemetria, é um assistente virtual baseado em Inteligência Artificial, que é administrado por uma equipe treinada em dados aprimorados.
O serviço é usado pela Consigaz Distribuidora de Gás como base de gestão profissionalizada de sua frota. Em dezembro, a empresa foi reconhecida pela Asociación Española de Gestores de Flotas y Movilidad (AIAFA), entidade com sedes na Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, com o Prêmio Frotas 2022, na categoria Profissionalização na Gestão de Frotas. A premiação tem como objetivo incentivar a inovação e as boas práticas na gestão de frotas e de mobilidade.
De acordo com Ronaldo Atademos, em entrevista ao portal IN, gerente corporativo de Logística e Frotas da Consigaz, o assistente virtual usado pela empresa previne falha humana e orienta o funcionário em diversas situações, tais como, por exemplo, evitando excesso de velocidade, tempo de motor ocioso e aceleração ou freada brusca.
Carlos Gualter Lucena, CCO da Corpvs Rastreamento e Telemetria, ressalta a parceria com a Consigaz e diz sentir orgulho de ajudar a fortalecer um segmento que tem influência direta no desenvolvimento do Brasil. Para Vinícius Martinez Santos, gerente-geral de Suprimentos e Logística da Consigaz, as duas empresas – Consigaz e Corpvs – reúnem um conjunto de expertises que convergem para o mesmo objetivo, que é o desenvolvimento dos funcionários, do trabalho coletivo, das marcas, da tecnologia e do Brasil. “Crescemos à medida que capacitamos nossos colaboradores”, ressalta.
Saiba como a telemetria funciona nos veículos
A telemetria veicular funciona por meio da instalação de um equipamento que passará a acompanhar, em tempo real, as informações sobre o veículo e que serão repassadas de forma remota para a central de monitoramento, que as disponibilizará aos gestores da frota.
Analógica
Existem dois tipos de telemetria veicular: a analógica e a digital. A telemetria veicular analógica se utiliza de uma tecnologia que exige a instalação de sensores em áreas específicas do veículo. Isto é, é necessário que seja realizada a instalação deste sensor no que se deseja ser monitorado nele.
Isto quer dizer que, se o gestor da frota quer informações sobre o RPM, é instalado um sensor para esse fim.
Assim como, se a empresa deseja saber os dados do odômetro, para medir a distância que o veículo percorreu, será necessário instalar um sensor para analisar esse parâmetro.
Essa tecnologia tem como vantagem funcionar até mesmo com veículos antigos e a principal desvantagem é que exige um controle periódico referente a manutenção e calibragem.
Telemetria digital
Diferentemente do modelo analógico, a coleta de dados na telemetria veicular digital se baseia no computador de bordo, que realizará esse controle digital. A partir de 2009, por exemplo, houve uma padronização desse sistema, que facilitou a telemetria.
Em veículos como caminhões é utilizada a rede CAN (Controller Area Network), a qual transmite todos os dados dos sensores para a central de monitoramento. Nessa instalação, apenas é conectado um par de fios à rede geral do veículo, que conseguirá acessar todas as informações.
Sendo assim, não existe a necessidade de se inserir sensores individuais, como no modelo analógico, já que a tecnologia digital realiza de uma vez o tráfego dos dados de todos os sensores referentes ao veículo.
Vantagens da telemetria veicular
A telemetria veicular pode trazer ao gestor de frotas um controle maior sobre a operação.
1 – Torna a gestão mais inteligente e precisa – Com a telemetria veicular, o gestor de frotas se baseia em dados concretos para tomar decisões sobre a operação. Isso significa que cada passo no processo passa a ser mais estratégico e inteligente.
Seja para visualizar novas oportunidades de negócios para a empresa como para prever problemas mecânicos com o veículo. Com as informações da telemetria a gestão tem como alicerce os indicadores de desempenho, que inserem maior precisão nos planos de ação.
2 – Traz dados sobre a condução do veículo – Outra vantagem da telemetria veicular é que o gestor de frota poderá, por meio das informações colhidas, conhecer o modo de condução do veículo por parte dos motoristas. Assim, se torna possível identificar os impactos de possíveis maus hábitos na direção. Desde excessos de velocidade, freadas bruscas, gasto excessivo de combustível e muito mais. Problemas como esses podem impactar diretamente nos custos da operação.
3 – Mais segurança e economia – A telemetria veicular pode, também, trazer maior segurança à frota. Posto que com essa tecnologia o gestor pode rastrear em tempo real todas as informações sobre o veículo e sobre a condução do motorista.
Sendo assim, a empresa pode prevenir acidentes, orientando os condutores a manterem uma direção mais segura, baseada nesses dados de condução que o sistema irá apresentar. Além disso, em caso de roubo do caminhão ou até mesmo da carga, a empresa pode identificar pelo sistema que algo incomum está acontecendo, como uma mudança de rota que não está prevista, e remotamente acionar o travamento de portas e desligamento do motor do veículo.
4 – Melhora a produtividade – Uma das consequências de quem aposta na telemetria veicular é o aumento da produtividade nas operações. Com os dados em mãos, o gestor pode definir as melhores rotas, diminuir distâncias, reduzir os gastos desnecessários com combustível e mais. Além disso, com a telemetria tudo pode ser previsto com antecedência, já que avaliando as informações do sistema todos os trajetos serão otimizados. Criando até mesmo rotas mais eficientes e que atendam mais clientes pelo caminho.
5 – Cria novas oportunidade de negócios – Uma das vantagens mais evidentes da telemetria veicular é que ela pode gerar novas oportunidades de negócios. Ao ter um controle em tempo real das informações da operação, a empresa tem como agir de forma rápida para mudar rotas ou atender clientes. Isto é, se um cliente solicita a entrega de uma carga, por meio dos dados da telemetria veicular, o gestor de frotas pode identificar a localização dos veículos mais próximos, atender a solicitação e até mesmo definir prioridades na logística.
Com informações do Portal IN e do Infleet