A Microsoft avalia investir até US$ 10 bilhões na OpenAI, criadora do ChatGPT, chatbot viral de inteligência artificial (IA). Um relatório do Wall Street Journal divulgou que as duas empresas vêm discutindo o acordo há alguns meses. O investimento envolveria empresas de capital de risco e poderia levar a avaliação do OpenAI à marca dos US$ 29 bilhões.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Vanguarda em Inteligência Artificial
A nova tecnologia é construída sobre o modelo de linguagem GPT-3 da OpenAI e chegou ao final de um ano de avanços de vanguarda em matéria de inteligência artificial.
O chatbot é um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço. O ChatGPT é especializado em diálogo. O modelo básico que foi ajustado foi o modelo de linguagem GPT-3.5 da OpenAI, uma versão melhorada do GPT-3.
O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e chamou a atenção por suas respostas detalhadas e articuladas, embora a precisão de suas informações tenha sido criticada.
O modelo de geração de imagens Dall-E da empresa que cria arte e outras imagens através de relatos por escrito, também deu origem a um amplo debate sobre a infusão da IA em indústrias criativas. A OpenAI já está trabalhando em um modelo sucessor, o GPT-4, para o processamento de sua linguagem natural.
Está sendo trabalhado para adicionar ao ChatGPT ao seu mecanismo de busca Bing, buscando uma grande vantagem sobre a oferta de busca dominante da Alphabet, holding do Google.
A OpenAI foi fundada pelo CEO da Tesla Inc, Elon Musk, e pelo investidor Sam Altman, que disponibilizou o chatbot ChatGPT para testes gratuitos ao público em 30 de novembro.
Saiba mais:
Futuro da inteligência artificial: para onde caminhamos?
Iracema Digital promove evento em inteligência artificial e homenageia ecossistema cearense