Novo ano, novas tendências e, consequentemente, novas formas de consumir. Mas exatamente o que deve mudar na forma de consumir este ano? A certeza é que com essa constante mudança, estar atento a este movimento é um diferencial competitivo de grande valor para qualquer empresa.
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As interações do online e offline catalisaram o processo de consumo. As vendas em lojas online vêm crescendo a cada ano. Com as restrições causadas pela pandemia da Covid-19, o mercado online foi uma saída tanto para quem compra, como para quem vende. Mas, mesmo após o fim da pandemia, o online é a forma escolhida pelas pessoas para receber o produto que comprou. 42% dos consumidores, ao fazerem compras pela internet, optam por fazer a retirada na loja física, segundo levantamento realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box.
Essa forma de consumir traz inúmeros benefícios, dentre eles o cliente evita filas e consegue retirar o produto adquirido online em uma loja física com um prazo de entrega bem menor e sem custo de frete. Tudo indica que é uma tendência que veio para ficar.
Boa experiência de consumo é fundamental
Apesar do crescimento, entrar nesse mercado não é tão simples, por isso dar uma boa experiência ao consumidor é essencial. Eles são os melhores propagadores de uma marca e recomendam quando têm uma boa experiência. A pesquisa recente mostra que 62% dos respondentes já desistiram de uma compra devido a uma experiência ruim durante essa jornada.
Também é essencial investir em um bom atendimento e manter uma boa comunicação com os seus funcionários. Outro motivo da desistência de uma compra online é a falta de segurança de dados e o medo de achar que a empresa não é confiável. Por isso, é importante deixar visível que a empresa segue a Lei Geral de Proteção de Dados e que preza pela segurança do cliente.
Assim como é instantâneo o processo de compra, é importante que os meios utilizados para isso atentem a essa velocidade e demanda. Outro levantamento, realizado pela Opinion Box em conjunto com Mobile Time, mostra que 84% dos internautas compram com mais frequência na internet através de seus celulares. E é justamente aí que as empresas vêm buscando investir. Por isso, também é importante pensar em um layout atrativo e personalizado para o celular, para que os clientes não desistam da compra por não terem acessibilidade.
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