A pesquisa “Tendências de consumo online com impacto positivo na América Latina”, feita pelo Mercado Livre em 2022, analisou o perfil de consumidores da América Latina (AL) e constatou que, desde 2021, o consumo, no Brasil, de produtos sustentáveis cresceu substancialmente, entre os usuários da plataforma de compra. Segundo o estudo, o país concentra 53% dos compradores da categoria na região, apresentando um crescimento de mais de 123% em relação a apuração de anos anteriores.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
De acordo com a plataforma, produtos com impacto positivo são aqueles que estimulam estilos de vida, hábitos e comportamentos sustentáveis e que tenham um impacto ambiental e/ou social positivo. Produtos cujo consumo promove a redução de impactos ambientais e/ou a geração de benefícios socioambientais, como a redução da quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários, emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia e/ou a geração de renda para ONGs, entre outros.
O levantamento traz informações sobre a forma de consumir e o que é consumido. Uma das amostras está relacionada ao que os consumidores pesquisam na plataforma e termos relacionados ao consumo com impacto positivo mais buscados. A maioria das palavras mais buscadas está relacionada a produtos reutilizáveis e “lixo zero”, mobilidade de baixa emissão e compostagem e hortas.
Nove de cada dez entrevistados concordam que “a situação ambiental atual é muito preocupante”. No Brasil, assim como nos outros países pesquisados, o produto mais procurado foi a bicicleta. Já os produtos com impacto positivo mais vendidos na região foram lâmpadas LED.
Casa e Móveis foi a categoria que mais cresceu e se posicionou como a primeira das demais; esse setor contempla produtos e serviços como lâmpadas LED ou composteiras. As outras colocações são: Eletrodomésticos, energeticamente eficientes; Alimentos e Bebidas, com certificados orgânicos ou veganos, por exemplo; Esportes e Fitness, principalmente bicicletas e garrafas reutilizáveis; Beleza e Cuidado Pessoal, em sua maioria, produtos reutilizáveis ou “lixo zero”.
A pesquisa foi realizada em abril de 2022 com +3.800 usuários do Mercado Livre na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai que fizeram pelo menos uma compra de produto com impacto positivo entre outubro de 2021 e março de 2022.
Tendências do consumo para 2023
Consumidor tem novo perfil no Brasil e no mundo