As novas tecnologias vão avançar muito, e 2023 será marcado pelas grandes tendências tecnológicas. É o que prevê Cristiano Lins, especialista em desenvolvimento de softwares, CEO e fundador da empresa Prolins It Solution. Com mais de 20 anos de atuação no setor, Cristiano afirma que estar atualizado é vital para manter-se competitivo no mercado. “A inteligência competitiva dos negócios deve estar em sintonia com as mais recentes soluções tecnológicas”, explica.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Ele aponta o metaverso como exemplo de uma nova dimensão da experiência humana que apresenta oportunidades de negócios, consumo e lançamento de produtos. É que, com o crescimento de segmentos como UX e UI, que valorizam a experiência do usuário, muitas marcas estão buscando formas de associá-los a ferramentas de realidade virtual e de realidade aumentada, inclusive internamente.
“Da comunicação com nossos amigos às compras no e-commerce, os chamados SuperApps devem levar nossa relação com estes dispositivos a outro patamar”, destaca o especialista.
Dos apps turbinados à Inteligência Artificial
A ideia central, afirma Cristiano, é que apps turbinados reúnam, numa mesma interface, ferramentas e serviços que temos espalhados em nossos smartphones, gerando economia de armazenamento e de tempo de acesso.
De acordo com ele, a Inteligência Artificial (IA) é outra realidade que vai estar ainda mais presente, em 2023. “Do desenvolvimento de novos medicamentos ao uso no mercado da comunicação, a IA está, digamos, cada vez mais ‘inteligente’ no reconhecimento da voz humana e em transformar em realidade – mesmo que virtual – aquilo que precisamos, seja uma imagem artística ou um texto jornalístico”, aponta Cristiano, indicando outras tendências de tecnologias que vão seguir em alta, tais como as cidades inteligentes, cibersegurança e o 5G.