A tecnologia segue como tendência de carreira em 2023. O mundo virtual chegou impactando toda a cadeia de produção e consumo da atualidade. Nessa nova realidade, termos como metaverso, NFTs, realidade aumentada, criptomoedas e inteligência artificial deixaram o chamado universo nerd do filme Matrix e passaram a integrar o cotidiano de grandes empresas. E, mesmo que não tenhamos ainda uma vida 100% imersiva, vale investir desde já, por exemplo, nas carreiras ligadas ao metaverso.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Segundo pesquisa recente sobre tecnologia realizada pela GlobalData, o mercado do metaverso deve chegar a US$ 996 bilhões em 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 39,8%. Para ter uma noção de proporção, em 2021, o segmento atingiu valor de US$ 22,7 bilhões.
Para quem ainda acha que seja algo distante, vale conferir a lista dos Empregos em Alta em 2023, elaborado pelo LinkedIn. Não à toa, dos 25 cargos da lista, a área ligada à tecnologia digital é a mais recorrente.
No topo está o analista de privacidade. Este profissional é responsável por avaliar os riscos relacionados a dados sensíveis, ajudando as empresas a desenvolver procedimentos para tratar essas informações de maneira adequada.
Em seguida vem o especialista em cibersegurança, que atua na linha de frente do tratamento de incidentes cibernéticos. Ele age em caso de ameaças, avalia as vulnerabilidades digitais de suas empresas e colabora no processo de elaboração de políticas corporativas de tratamento de dados.
Engenheiro de dados e analista de desenvolvimento de sistemas aparecem, respectivamente, em oitavo e nono lugar no levantamento. Também aparecem em alta as seguinte profissões: designer de conteúdo (11º posição); engenheiro de qualidade de software (12º); desenvolvedor de chatbot (13º); engenheiro de confiabilidade de sites (15º); desenvolvedor de back-end (16º); coordenador de segurança da informação (23º); e analista de suporte de TI (25º).
Dentro dessa tendência, surge o digital manager, que é o profissional responsável por implementar novas tecnologias, como o metaverso, nas empresas. Esse novo colaborador tem diferentes formas de atuação, tais como montar uma startup especializada em metaverso e prestar consultoria independente.
Sua função principal é supervisionar todo o ciclo de vida de um produto digital, da concepção ao lançamento e até sua maturação, com correções de erros e ajustes de acordo com o feedback do público.
Computação em nuvem, 5G e metaverso estão entre as principais tendências tecnológicas para 2023
Profissões do futuro e habilidades em alta no metaverso