Uma das principais vantagens dessa modalidade é que, no Pix no crédito, pessoas e empresas recebem o pagamento na hora. (Foto: Envato Elements)

Saiba o que esperar do Pix crédito

Por: Bergson Araujo | Em:
Tags:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em recente encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, falou sobre a possibilidade do Pix crédito ser implantado ainda neste semestre. “O Pix será um instrumento de crédito. Isso está na agenda do Banco Central e deve sair no meio do ano”, disse o ministro . O tema foi tratado ao comentar sobre crédito e a agenda regulatória, quando Haddad destacou que há 70 milhões de CPFs negativados no país.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Uma das principais vantagens dessa modalidade é que no Pix no crédito pessoas e empresas recebem o pagamento na hora. Assim como o Pix crédito, o Banco Central tem outras promessas antigas para aprimorar seu sistema de pagamentos. Entre elas, há novidades como o Pix automático; o Pix internacional; o Pix aproximação e o Pix offline.

Como funciona o Pix

O Pix é uma modalidade de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central. Trata-se de um meio para fazer pagamentos e receber dinheiro com transferências que podem ser feitas em qualquer dia e horário, inclusive aos finais de semana e feriados.

Com a funcionalidade, é possível mandar dinheiro para outras pessoas e fazer pagamentos para lojas, prestadores de serviço e até transferir dinheiro para os amigos. O valor cai na conta na hora. As transações realizadas pelo Pix são concluídas em até 10 segundos. Alguns poucos bancos estão oferecendo a possibilidade de fazer pagamentos via Pix no cartão de crédito. Alguns cartões de crédito também oferecem uma alternativa para seus clientes: fazer saque ou utilizar parte do limite como débito ou saldo em conta. Mas aí, você precisa solicitar o valor desejado e utilizá-lo para fazer uma transferência via Pix.

Mas vale salientar que ainda não é permitido fazer Pix no cartão de crédito. Apesar da iniciativa de alguns bancos, a ação não é caracterizada como tal, a razão é simples: ao usar o Pix para fazer uma transferência, você não está realizando uma operação de crédito. Na verdade, está transferindo valores que realmente são seus, que estão na sua conta corrente.

Saiba mais:

Educação financeira: dicas práticas de como ensinar crianças sobre finanças

Digitalização democratizou acesso dos brasileiros a serviços financeiros

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas