O mercado de franquias brasileiro superou os R$ 211 bilhões e cresceu 14,3% em 2022, é o que aponta a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os dados, divulgados no início deste mês, mostram ainda que o número de unidades expandiu 7,8%, totalizando mais de 184 mil operações, e o de redes subiu 6,8%, superando as três mil marcas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Além disso, todos os 11 segmentos elencados pela entidade registraram crescimento no ano passado, com destaque para Hotelaria e Turismo, Alimentação – Food Service e Saúde, Beleza e Bem-Estar. A ABF projeta, ainda para 2023, um crescimento de 9,5% a 12%.
Em balanço recente, divulgado pela ABF no final do ano passado, Fortaleza se destacou e ficou entre as 30 cidades que mais desenvolvem o setor no Brasil, isso por conta do aumento considerável no mercado de franquias nos últimos anos. No levantamento, a capital cearense ocupou a 28ª posição, atrás apenas de São Luís (25ª) no Nordeste.
Também no ano passado, durante o Fórum Desenvolvimento do Nordeste, que aconteceu na sede do Sebrae, em São Paulo, a ABF apresentou oportunidades para o setor de franchising na região.
“O faturamento do Nordeste representa 16% do valor do franchising no País e, em relação aos empregos, houve um acréscimo de 16,1%, com 231.927 postos de trabalho formais”, frisou o presidente da ABF, André Friedheim, que ministrou o painel Franquias no Nordeste. Só no terceiro trimestre do ano passado, o Nordeste obteve uma receita de R$ 9,075 bilhões, um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com informações da ABF.