portocem e pecém

De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental da Semace, a energia produzida na UTE Portocem tem como objetivo abastecer o mercado nacional. (Foto: Envato Elements)

Obras da UTE Portocem começam em abril

Por: Carmen Pompeu | Em:
Tags:, , ,

As obras da Usina Termelétrica (UTE) Portocem começarão em abril deste ano. Foi o que informou o empresário Paulo Monteiro Barbosa Filho, na tarde desta segunda (27), ao receber o Título de Cidadão Cearense, na Assembleia Legislativa do Ceará.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Paulo Monteiro Barbosa Filho anuncia início das obras da UTE Portocem
Paulo Monteiro Barbosa Filho recebe o Título de Cidadão Cearense, na Assembleia Legislativa do Ceará, na tarde desta segunda (27). (Foto: Dário Gabriel/Alece)

O projeto do empreendimento, desenvolvido por Paulo Monteiro, venceu, em 2021, o Leilão de Reserva de Capacidade de Potência promovido pelo Governo Federal. Serão investidos R$ 4,7 bilhões para a instalação de uma usina termelétrica, que terá potência de 1.571 MW.

O prazo estimado para a implantação do projeto é de três anos e meio, com a geração de 1.700 empregos diretos durante a obra. Será implantada, ainda, uma linha de transmissão com 8 km de extensão que conectará a usina ao Sistema Interligado Nacional, através da Subestação de Pecém II.

Mineiro, Paulo Monteiro é sócio-fundador e CEO da Ponte Nova Energia, empresa que realiza desenvolvimento de projetos de infraestrutura com foco em usinas de geração de energia. Ele também assina o projeto da Termoceará, inaugurada em 2002, e comanda a Portocem Geração de Energia Ltda, uma sociedade empresarial criada no início de 2017 e estabelecida em Caucaia (CE), visando à realização da UTE Portocem.

De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), a energia produzida na UTE Portocem tem como objetivo abastecer o mercado nacional, através do Sistema Integrado Nacional (SIN) de eletricidade.

A obra será feita dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em uma área de aproximadamente 30 hectares. O combustível utilizado para a queima durante o processo de geração de energia elétrica será o gás natural, considerado um combustível “limpo” e “ecológico”, devido ao seu grau de pureza.

A solenidade na Alece contou com a presença do CEO da TrendsCE e da VSM Comunicação, Marcos André Borges; do presidente da Casa, Evandro Leitão; dos senadores Cid Gomes e Augusta Brito; do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Salmito Filho; do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), André Montenegro; da secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros; do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa; além de familiares do homenageado e de outras autoridades.

Saiba mais:

Enel Brasil anuncia venda da empresa no Ceará para reduzir dívida e realizar novos investimentos

Filipe Souza: “O Brasil está numa tempestade perfeita para as energias renováveis”

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas