De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as projeções para o mercado de exportações agrícolas brasileiras são as melhores. nos próximos 10 anos, a exportação de milho, soja e carnes (bovina, suína e de frango) devem se destacar. Esses dados foram apresentados no encontro anual Agricultural Outlook Forum 2023.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Ainda de acordo com o levantamento, as vendas externas de milho do Brasil devem passar de 47 milhões de toneladas, até o final de 2023, para 69,1 milhões, entre 2032 e 2033. Essa taxa faria com que o Brasil abastecesse 30,7% das exportações mundiais, devendo, assim, se igualar aos Estados Unidos no mesmo ano.
Na produção de soja, os dados apontam que as exportações do Brasil para o mundo poderão aumentar de 53% para 60,6%, enquanto os Estados Unidos terão queda na sua participação, caindo de 33% para 28%, entre 2022/23 e 2032/33.
A pesquisa ainda analisa outros setores da produção agrícola brasileira. Em relação às carnes, o país deve manter a sua posição de liderança nas exportações bovina e de frango. Já o trigo deve alcançar 6,2 milhões de toneladas importadas.
*Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Conectividade e gestão são diferenciais para o agronegócio
Cenários debate expectativas do agro para 2023