Um estudo desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) sobre transição eficiente no Brasil mostra a biomassa em destaque na descarbonização do setor de energia.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A pesquisa foi lançada no final de fevereiro e traz três cenários para o Brasil alcançar a neutralidade de carbono até 2050, todos eles com avanço da bioenergia associada a tecnologias de captura e armazenamento de carbono (BECCS).
“O Programa BID-CEBRI-EPE de Transição Energética (PTE) foi estabelecido com o objetivo de identificar trajetórias de neutralidade de carbono para o Brasil buscando entender quais trajetórias possibilitariam um uso mais eficiente dos recursos e, assim, contribuir, de forma independente e aberta, com a formulação de políticas públicas para a matriz energética brasileira de 2050”.
Parte da pesquisa sobre transição eficiente no Brasil
O levantamento também mostra o Brasil como um país que está avançado em sua transição energética. Atualmente, o país está com uma matriz energética com aproximadamente metade da sua energia primária oriunda de fontes renováveis (49% em 2020).
Filipe Souza: “O Brasil está numa tempestade perfeita para as energias renováveis”