Levantamento da BloombergNEF (BNEF) revela que a contratação de energia renovável por empresas privadas bateu recorde no mundo em 2022, totalizando 36.7 GW – um crescimento de 18% sobre o ano anterior. A análise destaca que o avanço ocorreu mesmo em um cenário de gargalos logísticos, crise global de energia e altas taxas de juros.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
A atividade, segundo o relatório, apresentou aceleração nas regiões das Américas e da Ásia-Pacífico. Na primeira, houve incremento tanto nos Estados Unidos quanto na América Latina, totalizando um volume recorde de 24.1 GW. Na América Latina, os contratos de compra de energia (PPAs) foram impulsionados por empresas de mineração no Chile e no Brasil. Na Ásia-Pacífico, o volume contratado mais do que dobrou para 4.6 GW, com o movimento liderado pela Índia e Austrália.
O estudo explica que o modelo de PPA tornou-se realidade no último ano nos principais mercados da região, incluindo Japão, China e Coreia do Sul. É esperado que a atividade siga em crescimento, com mais empresas definindo metas de fornecimento 100% renovável. No entanto, a atividade decresceu 7% na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), somando 8.1 GW em 2022, muito em razão da crise de energia que impactou a região.
Hub do Pecém participa da 27ª Intermodal South America