No Brasil, a fonte solar em operação atingiu 18GW na geração distribuída (GD), de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgados no último dia 1º e apurados pelo Portal Solar. A modalidade, que permite que consumidores brasileiros produzam a própria energia elétrica, soma 1,72 milhão de sistemas fotovoltaicos, beneficiando 2,24 milhões de consumidores. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) prevê que a GD solar atinja 21,6 GW ao final de 2023 no Brasil.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Em apenas um mês, o crescimento foi de 17 para 18GW. Nos últimos 12 meses, o segmento ganhou 7 GW e mais de 1 milhão de unidades consumidoras no País. O desempenho foi impulsionado por instalações residenciais, que responderam por 4 GW da potência adicionada. Em termos regionais, o mercado com maior destaque no período foi o Sudeste, com 2,5 GW
Os números da Absolar revelam que a GD solar já gerou cerca de R$ 92,1 bilhões em investimentos e mais de 540 mil empregos acumulados no Brasil desde 2012. No período, o mercado ainda trouxe uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 27,4 bilhões. A entidade aponta que a tecnologia já está presente em 5.523 municípios e em todos os estados do Brasil.
Saiba mais:
Geração distribuída de energia: vantagens para economia e sustentabilidade
Cenários aborda gerações de energia centralizada e distribuída