As principais atividades responsáveis pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022 foram do setor de turismo. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados na última quinta-feira.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
De acordo com o órgão, os segmentos que englobam os serviços de bares e restaurantes, meios de hospedagens e de aluguéis de carros, por exemplo, se destacaram no período.
Ainda de acordo com o levantamento, os setores de transporte, armazenagem e correio – grupo que contém atividades ligadas ao turismo – cresceram 8,4% no ano. Além deste, o que compreende outras atividades de serviços, onde estão incluídos os bares e restaurantes, por exemplo, apresentaram alta de 11,1%.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada também pelo IBGE, aponta um crescimento de cerca de 24% das atividades turísticas no ano de 2022.
Outro levantamento, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apontou que o turismo brasileiro faturou no ano passado R$ 208 bilhões.
*Com informações do Ministério do Turismo
Saiba mais:
Novos produtos ajudam a dinamizar o turismo nas Rotas Turísticas do Ceará
Empresários se reúnem para debater perspectivas do Turismo no Estado