A Receita Federal começa a receber, nesta quarta-feira (15), a declaração do Imposto de Renda de 2023. E os fraudadores já começam a enviar golpes relacionados à restituição no pagamento dos tributos, com mensagens e sites fraudulentos sendo usados para roubar dados dos contribuintes ou obter pagamentos indevidos. A abordagem é a mesma que aparece ano após ano, como o recebimento antecipado do montante ou valores adicionais por uma ação rápida, em um tipo de golpe relacionado à ocasião.
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O golpe tem início por e-mail, SMS ou mensagens no WhatsApp. Os contatos chegam em nome do Governo Federal, com direito a design que simula a aparência de comunicações oficiais e altos valores oferecidos em restituição, ao lado de links para um cadastro ou acesso ao sistema para visualização de comprovantes de pagamento ou realização de saques.
Estas páginas falsas solicitam dados pessoais e de cartão de crédito, que vão diretamente para as mãos dos golpistas. Em outros casos, os links mal-intencionados solicitam o download de aplicativos para o celular ou levam os usuários a sites cheios de anúncios, pelos quais as vítimas podem ter o aparelho contaminado com malware que, também, pode furtar informações salvas ou exibir propagandas para gerar rendimentos aos criminosos.
Em outras modalidades, pessoas ou empresas podem oferecer a antecipação dos valores a serem pagos pela Receita Federal somente a partir do final de maio. Elas não pedem garantias enquanto oferecem o dinheiro em troca do pagamento de taxas de saque ou retirada — normalmente, a vítima realiza a transferência, mas nunca recebe a restituição, que é paga diretamente pelo governo na conta bancária indicada pelo contribuinte.
A aposta dos bandidos na pressa e falta de atenção dos usuários também pode aparecer em outra categoria de golpe, que começa a surgir, normalmente, após a entrega das declarações. E-mails ou mensagens fraudulentas apontam que o contribuinte caiu na malha fina do Imposto de Renda, o que indica problemas nos valores declarados e pagos; novamente, links para acertar a situação ou serviços de terceiros que prometem ajeitar as coisas são disponibilizados, todos fraudulentos e de olho no recebimento de pagamentos indevidos ou no furto de dados pessoais e financeiros.
A própria Receita Federal atualiza o alerta todos os anos. O governo aponta que, quando entra em contato por e-mail ou mensagem de texto, links para acesso a sistemas, comprovantes, formulários e aplicativos não são indicados. Da mesma forma, todo o acesso deve ser feito pelo portal oficial do órgão e por meio da conta gov.br do cidadão. Além disso, todo o fluxo de dados deve passar pelos sistemas da própria Receita Federal.
*Com informações do Canaltech
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