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O ChatGPT pode auxiliar na criação de campanhas assertivas para atrair prospects a comprar determinados produtos ou serviços.

ChatGPT: o novo integrante dos times de comunicação

Por: Betina Rezende de Castro | Em:
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O ChatGPT ganhou destaque no meio dos negócios, entre os profissionais de marketing e criadores de conteúdo. Será que essa Inteligência Artificial (IA) veio para inovar a forma de produzir conteúdo ou até mesmo substituir pessoas? Primeiro, vamos entender o que é essa nova tecnologia e como se deu sua origem.


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O ChatGPT foi lançado pela OpenAI, laboratório estadunidense de pesquisas em Inteligência Artificial. Criada inicialmente por Elon Musk, Peter Thiel, Sam Altman, Peter Thiel, Reid Hoffman, Jessica Livingston e outros, em 2015. Recentemente lançado, já acumula mais de 100 milhões de usuários. Além de receber investimentos como da Microsoft, que aportou US$1 bilhão na OpenAI e anunciou, em janeiro, mais um investimento de US$10 bilhões.

Segundo o CTO da Microsoft Alemanha, Andreas Braun, a versão GPT-4 será lançada esta semana. A versão atual pode ser testada gratuitamente no site da OpenAI e funciona de forma conversacional, treinado para responder às mais variadas perguntas, aconselhar, admitir erros e rejeitar solicitações impróprias.

Conversa entre Betina e o ChatGPT.

Foi questionada a substituição de profissionais de conteúdo por este produto, se a tecnologia teria a capacidade de criar por si só materiais de comunicação para as empresas e oferecer um atendimento personalizado aos clientes. Mas o que deve ser levado em consideração é o papel destes profissionais, a capacidade analítica e estratégica de criar textos para se comunicar com o público-alvo, atrair clientes, vender produtos e oferecer uma experiência de qualidade aos clientes.

Para substituir os criadores de conteúdo e os profissionais de atendimento, a programação deveria ser autossuficiente em dominar as estratégias de negócio, desenvolver estratégias de comunicação efetivas que levem os leitores a uma ação, ser alinhada aos assuntos do momento e adaptada a diferentes contextos, além de conhecer profundamente as dores dos clientes.

Por outro lado, o ChatGPT pode ser um grande aliado na construção conjunta de conteúdo, uma vez que o analista direciona a ferramenta com informações que deseja e constrói o texto baseado em informações que levaria horas para coletar. Um ótimo consultor e direcionador de informações devido ao seu vasto banco de dados. O que também pode ser muito útil no atendimento personalizado aos clientes.

Empresas como a Take Blip já vem testando a integração do ChatGPT com suas soluções. A finalidade é otimizar o contato dos chatbots com os clientes, durante a jornada de compra e no pós-venda; personalização de mensagens e atendimento ao cliente; campanhas e automação de marketing; e automatização de processos.

Você como profissional de comunicação ou marketing também pode adotar a solução como aliada do seu trabalho, confira os seguintes casos de uso: 

Campanhas direcionadas

O ChatGPT pode auxiliar na criação de campanhas assertivas para atrair prospects a comprar determinados produtos ou serviços, ele auxilia desde a segmentação para conteúdos personalizados até a programação de disparos de e-mail marketing, anúncios e posts nas redes sociais.

Comunicação personalizada

Apto para gerar conteúdos dos mais diversos temas e responder às mais variadas perguntas. Os criadores de conteúdo podem fazer perguntas direcionadas a ferramenta e obter informações que levaria horas para coletar, assim otimiza a criação de textos e direciona conteúdos assertivos para cada público com agilidade.

Atendimento ágil

Uma inovação para os chatbots que podem se relacionar com os clientes de forma menos robotizada, além de auxiliar os profissionais de atendimento com sugestões de respostas para sanar dúvidas e problemas dos usuários.

Entrevista com Raphael Caldas, CEO da Inteligov

A Inteligov, empresa de Inteligência Artificial para dados governamentais, também vem testando a ferramenta. Entrevistamos o CEO, Raphael Caldas, sobre sua experiência.

Quais são os diferenciais que você enxerga entre o ChatGPT e as outras inteligências artificiais já disponíveis no mercado?

A capacidade conversacional. Acho que essa possibilidade de criar contexto e desenvolver assuntos a partir daí é o mais interessante.

Como esse novo produto da OpenAI pode contribuir com o seu negócio?

Permitindo aos usuários economizarem tempo em atividades complexas, como montar um plano de engajamento de stakeholders.

Como foi sua experiência testando o Chat? Quais foram os pontes fortes e pontos a desenvolver?

Apontaria apenas o custo como ponto fraco.

Quais são as suas expectativas para a versão GPT-4 que será lançada nas próximas semanas?

Ampliação da conexão com a internet e dados atuais.

Os profissionais mais bem preparados da atualidade são os adaptáveis, resistir às mudanças do mercado ou adotar uma postura que a tecnologia vai competir com suas habilidades só te fará perder tempo em aprendê-la, dominá-la e usufruir os benefícios de uma IA que potencializa suas capacidades de oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes.

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