O Ministério do Turismo (MTur) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), objetivando dar mais competitividade aos destinos turísticos brasileiros e contribuir para o desenvolvimento do setor no país, assinaram acordo na semana passada. O documento foi assinado pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, e também pelo presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
O acordo terá a atuação em três eixos complementares. Um deles é a disseminação da metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que visa a transformação dos destinos brasileiros em locais com inovação, acessibilidade e melhoria de governança.
“Os DTI’s são uma prioridade para a minha gestão. Inclusive acabo de chegar da Espanha, onde assinei um memorando de entendimento com o governo espanhol, para fortalecer essa metodologia em nosso país. Inclusive, devemos lançar nos próximos dias um edital chamando novas cidades para participarem da iniciativa.”
Daniela Carneiro, ministra do Turismo
A economia criativa também será foco desta parceria, com a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, inspirada na Unesco, e que utiliza a gastronomia, a música, o artesanato, entre outras atividades como diferencial competitivo. Neste campo está previsto, ainda, a criação de um hub digital que vai permitir a inserção de dados e informações sobre as cidades da rede.
“Estamos muito felizes em receber a ministra aqui nesse contexto de assinar um acordo que certamente será fundamental para o turismo, que é uma atividade tão importante para a nossa economia” – ressaltou Alexandre Sampaio. Vai ser elaborado um Plano Estratégico de Inteligência de Mercado voltado ao desenvolvimento de um Sistema Nacional de Inteligência Turísticas com dados orientadores para as ações desenvolvidas pelo MTur.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, aproveitou a oportunidade para reforçar o potencial econômico da atividade turística. “Poucos países têm o potencial turístico que o Brasil tem e precisamos alavancar essa atividade que responde a 8% do PIB e que tem um potencial para ser ainda mais. O grande caminho para o Brasil é o turismo” –disse.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reafirmou como a atividade será crucial para uma de suas pautas prioritárias. “Esse acordo será um importante indutor das atividades de qualificação. Acredito que o Sistema S será crucial nessa missão de elevar nossa atividade a um novo patamar. Estou muito feliz com essa parceria que mostra que estamos no caminho certo” – concluiu.
*Com informações do Ministério do Turismo (MTur)
Turismo de luxo busca por vivências e conexões com as pessoas
Turismo cearense cresce 36,7% e supera desempenho nacional em 2022