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“É uma situação desesperadora e desestruturante do setor” – afirma Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará. (Foto: Envato Elements)

Pesquisa da Abrasel registra prejuízos de empresas em janeiro de 2023

Por: Redação | Em:
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A situação do setor de alimentação teve deterioração no primeiro mês do ano, com muitas empresas ainda patinando para se recuperar dos tombos causados pela pandemia. É o que revela pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A consulta ouviu 1477 empresas de todo o país e revelou que quase um quarto delas (23%) registraram prejuízo em janeiro, um crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao resultado de dezembro. Outros 43% trabalharam com lucro (queda de 4 pontos) e 34% ficaram em estabilidade.


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No Ceará, o setor seguiu a mesma tendência, com cerca de 22% registrando prejuízo em janeiro, enquanto outros 38% tiveram estabilidade e 40% tiveram lucro. Quando se analisa a inflação, um pouco mais da metade, cerca de 56%, não estão conseguindo reajustar os preços conforme a média da inflação, que foi de 5,77% durante o período de 16 a 27 de fevereiro.

Apesar do endividamento e baixo retorno aos bares e restaurantes no Ceará, o empreendedor contratou mais, acreditando na recuperação do setor. No entanto, com a pressão crescente das dívidas, os estabelecimentos estão atrasando o pagamento de tributos e, com recente sinalização de aumento de impostos pelo Governo do Estado do Ceará, isso deve agravar ainda mais a situação de bares e restaurantes.

Tal realidade deve frear os números de contratações de mão de obra pelo resto do ano, mostrando possível cenário de recessão pelo setor que mais emprega no Brasil. É uma situação desesperadora e desestruturante do setor – afirma Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará. Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel Nacional, este é o item de despesa em que a falta de pagamento leva algum tempo para gerar consequências que afetam o funcionamento da empresa, mas uma hora a conta chega.

Nacionalmente, a pesquisa revelou que 55% das empresas não fizeram reajuste de preços, sendo que 29% fizeram reajustes abaixo do índice e 26% não conseguiram fazer reajuste algum. Outros 35% aumentaram conforme a média e apenas 10% aumentaram o cardápio acima deste índice.

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca a importância de o governo federal atentar para a piora do quadro, principalmente quanto às empresas que ainda sofrem os efeitos devastadores do período de restrições, com endividamento alto e pagamentos em atraso. Segundo ele, “em média, 10% do faturamento das empresas que tomaram empréstimos está sendo aplicado em pagar dívidas bancárias, um índice muito alto. Não à toa, a inadimplência em relação a empréstimos de linhas regulares já atinge uma em cada cinco destas empresas”.

A pesquisa ainda revelou que 66% das empresas têm hoje empréstimos bancários contratados. A inadimplência é de 21% entre os que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 13% entre os que aderiram ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) – a média do programa no Brasil é de 5,2%. Além disso, em média 10,3% do faturamento das empresas que têm empréstimos está empenhado em pagar as parcelas. Para um terço delas (33%), está acima deste patamar (24% têm entre 11% e 20% do faturamento empenhados, e para 9% o percentual está acima de 20%).

Abrasel na luta contra a violência contra a mulher

A pesquisa também abordou o tema do assédio e violência contra mulheres nos estabelecimentos de alimentação fora do lar, um tema importante para a sociedade que voltou recentemente à baia com projetos de lei e decretos em estados e municípios. De acordo com a pesquisa, 80% dos estabelecimentos já implantaram ou pretendem implantar sinalização sobre canais de denúncia ao assédio contra mulheres – 13% já implantaram e 67% pretendem implantar em breve. No Ceará, 81% dos estabelecimentos já implantaram ou pretendem implantar sinalização sobre canais de denúncia ao assédio contra mulheres.

Outras medidas que têm ampla adesão são o treinamento dos funcionários para lidar com as situações de assédio/violência (78%) e protocolo para acionamento imediato de autoridades (74%). Entre as medidas consideradas menos viáveis estão vigilância especial em áreas isoladas ou com pouca iluminação (52% creem não ser viável para o estabelecimento) e espaço físico reservado para o acolhimento (58% não veem viabilidade na implantação em seu estabelecimento).

*Com informações da Abrasel Ceará

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