ovos

De acordo com o presidente do Instituto Ovos Brasil (IOB), Edival Veras, 2022 foi um ano de desafios devido aos custos permanecerem altos. (Foto: Divulgação/Grupo Katayama)

A exemplo de 2022, produção de ovos no Brasil deve cair em 2023

Por: Redação | Em:
Tags:

Em 2022, a produção brasileira de ovos alcançou cerca de 52,070 bilhões de unidades, o que representou queda de 5% frente aos 54,9 bilhões de unidades registradas em 2021, segundo a Associação Brasileira de Proteína de Animal (ABPA). Em 2023, a produção de ovos do Brasil deve atingir apenas 51,025 bilhões de unidades, o que representa queda de 2% em relação a 2022, com consumo per capita de 235 unidades (-2,5%) e exportações de até 11 mil toneladas (+10%).


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Com uma produção média por segundo acima de 1,5 mil ovos, o Brasil figura como sexto maior produtor do planeta. Apesar de manter a posição, o país apresentou queda na produção do ano passado, reflexo do aumento dos insumos, que fez o custo de produção subir a níveis elevados, impactando no número de matrizes descartadas e em menor margem aos produtores de aves de postura.

De acordo com o presidente do Instituto Ovos Brasil (IOB), Edival Veras, 2022 foi um ano de desafios devido aos custos permanecerem altos, com grande impacto da guerra da Rússia na Ucrânia, que fez diminuir a oferta global do milho, principal componente da ração animal, deixando em alerta o setor de alimentos mundial. Ao longo do ano passado, o setor de ovos sofreu com margens negativas, tendo que readequar a produção para buscar o equilíbrio entre a oferta e o consumo.

Presidente do Instituto Ovos Brasil, Edival Veras (Foto: Arquivo pessoal)

O consumo per capita de ovos em 2022 foi de 241 unidades, volume menor que o projetado para o ano passado, apresentando queda de 6% quando comparado com 2021, que atingiu recorde anual de 257 ovos consumidos por cada brasileiro. Apesar do recuo, o consumo continua superior à média mundial, que é de 230 ovos por habitante/ano.

Com queda de 12% em relação ao ano anterior, as exportações projetadas devem alcançar em torno de 10 mil toneladas. De janeiro a novembro, o volume exportado de ovos atingiu 9,043 mil toneladas, número superior a 2,1% em relação ano anterior, quando foram embarcadas 8,8 mil toneladas. A receita cresceu no ano passado 50,2%, saindo de R$ 14 milhões de janeiro a novembro de 2021 para R$ 21,1 milhões no mesmo período em 2022.

*Com informações do Presente Rural

Saiba mais:

Em janeiro, agronegócio apresentou saldo de 23 mil vagas de empregos

Participação do agronegócio no PIB cearense é de 19%

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas