indústria

O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção ficou em 46 pontos em fevereiro de 2023. (Foto: Divulgação)

Pesquisa da CNI revela recuo da indústria da construção civil em fevereiro

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

Em fevereiro, de acordo com a pesquisa Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de atividade e de emprego caiu em fevereiro, isso na comparação com janeiro deste ano. No entanto as quedas são menos intensas que o usual para anos anteriores. O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção ficou em 46 pontos em fevereiro de 2023. O dado está abaixo dos 50 pontos, o que revela queda do nível de atividade na passagem de janeiro para fevereiro de 2023.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O mesmo ocorreu com o índice de evolução do número de empregados. Ele ficou em 47,6 pontos em fevereiro de 2023, mas é um recuo comum para esse período. A queda é menor do que a usual para o período. Isso porque o índice de fevereiro de 2023 é muito superior à média histórica para o mês, de 44,9 pontos, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) caiu um ponto percentual entre janeiro e fevereiro de 2023, para 65%. O percentual é o mesmo de 2022, ano positivo para o setor. A UCO de fevereiro de 2023 é muito superior à média histórica para o mês, de 61,9%, o que demonstra que o setor segue com o seu patamar de atividade elevado.

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI-Construção) recuou 0,6 ponto em março de 2023, revertendo parte da alta do mês anterior, de 2,1 pontos. Entretanto, o índice ficou em 51,1 pontos o que revela que os empresários da indústria da construção seguem confiantes.

As expectativas do empresário mostraram acomodação em março, após altas significativas ocorridas na passagem de janeiro para fevereiro. Mesmo com as quedas, os índices se mantêm acima da linha divisória, apontando que o empresário da construção permanece otimista, com expectativa de crescimento do nível de atividade, do lançamento de novos empreendimentos e serviços, das compras de matérias-primas e do número de empregados.

O índice de intenção de investimento da indústria da construção avançou 0,6 ponto na passagem de fevereiro para março de 2023, para 45,3 pontos. A alta ocorre após crescimento de 6,2 pontos no mês anterior, que, por sua vez, havia interrompido sequência de quatro quedas consecutivas. O resultado amplia a distância do índice em relação à média histórica, de 36,6 pontos.

*Com informações da CNI

Saiba mais:

Cai índice de confiança dos empresários da indústria em março, diz CNI

89 startups são selecionadas para programa de internacionalização da CNI e Sebrae

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas