ia

Fotos do Papa Francisco trajando uma jaqueta branca de grife ligou o alerta, após investigações revelarem que a imagem foi criação de uma IA. (Foto: Envato Elements)

Riscos de perturbação política e econômica motivam nota que pede paralisação de seis meses para sistema de IA

Por: Redação | Em:
Tags:

Empresários como Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Elon Musk, dono do Twitter, da montadora de automóveis elétricos Tesla e da SpaceX; e pesquisadores da DeepMind (Alphabet), Yoshua Bengio e Stuart Russell, estão entre os muitos que assinaram uma carta aberta que solicita a paralisação da implementação de sistemas de Inteligência Artificial (IA).


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


A principal alegação do grupo é o possível risco oferecido à humanidade com a evolução pós GPT-4, da Open AI. Eles alertam para riscos de perturbação política e econômica que a inteligência artificial impõe, inclusive para a democracia. O pedido é direcionado a pesquisas de sistemas ainda mais potentes do que o ChatGPT, lançado pela empresa OpenAI. Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, não assinou a carta.

Os especialistas defendem que a pausa seja usada para que surjam autoridades reguladoras e dispositivos de segurança e de vigilância de sistemas de inteligência artificial. Eles observam a necessidade de desenvolver técnicas para discernir o que é real do que é artificial.

A carta publicada no site do Instituto Future of Life levanta as seguintes questões: devemos permitir que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e mentiras? Devemos automatizar todos os trabalhos, inclusive os gratificantes? Devemos nos arriscar a perder o controle da nossa civilização? Os especialistas e empresários afirmam, por fim, que essas decisões não devem ser delegadas a líderes tecnológicos não eleitos.

Fotos do papa ligaram alerta

Fotos do Papa Francisco trajando uma jaqueta branca de grife ligou o alerta, após investigações revelarem que a imagem foi criação de uma IA, mais especificamente a Midjourney. O artista Pablo Xavier, de 30 anos, morador de Chicago, foi o autor da obra. Ele se divide na carreira na Construção Civil e a de artista e saiu do quase anonimato para uma visibilidade mundial, uma vez que a foto viralizou.

Foto do Papa Francisco gerada por inteligência artificial. (Foto: Divulgação)

Lançada em 12 de julho, essa tecnologia nada mais é do que um transformador de texto para imagem gerido por inteligência artificial. E tudo isso acontece dentro do Discord de forma colaborativa. Fazendo com que as criações fiquem disponibilizadas para todos que estiverem dentro do grupo no qual as artes foram produzidas. E do ano passado em diante se atualiza cada vez mais, e, apesar de ainda estar em fase de testes, já recebeu cinco atualizações desde então. 

Outra imagem que viralizou essa semana e também veio da IA da Midjourney foi a possível prisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele, inclusive, compartilhou uma imagem falsa de si mesmo ajoelhado para rezar. 

*Com informações do InMagazine e Portal Intelectual.

Saiba mais:

ChatGPT: o novo integrante dos times de comunicação

DALL-E 2 revoluciona a geração de imagens e conteúdo visual

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas