Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), revela que 42,9% dos consumidores estão dispostos a ir às compras na Páscoa, o que poderá gerar um faturamento de R$ 240 milhões no comércio varejista da capital. É a primeira vez que a Pesquisa Sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para a Páscoa é realizada.
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A data comemorativa, com a perspectiva de faturamento, empata tecnicamente com o Dia dos Pais na quinta posição de maior potencial de consumo, ainda que seu impacto esteja mais concentrado nas compras de chocolates, peixes, pães e em viagens. E primeiro lugar está o Natal, com potencial de consumo de R$ 416 milhões, seguido pelo Dias das Mães, com R$ 346 milhões, e Black Friday, com R$315 milhões, segundo a pesquisa. O Dia dos Namorados está em último, com potencial de R$ 218 milhões.
Neste ano, 42,9% dos entrevistados afirmaram o desejo de ir às compras para a Páscoa e Semana Santa. O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (47,3%), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (49,7%) e com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (68,9%).
O consumidor pretende gastar, em média, R$ 317 com as compras para a Páscoa, sendo que potencial de consumo é maior no grupo dos consumidores do sexo masculino (com gasto médio total de R$ 336), do estrato com idade acima de 36 anos (R$ 357) e com renda média mensal familiar acima de dez salários mínimos (R$ 684).
Na forma de pagamento há o predomínio da intenção de pagamento à vista (com dinheiro, Pix ou cartão de débito), com 69,1% das respostas, seguido do uso do cartão de crédito (42,8%). Apesar de parte expressiva dos consumidores não possuir data específica para as compras (34,6%), parcela expressiva da movimentação poderá ser observada nos últimos dias da semana, como sexta-feira (10,3%), quinta-feira (13,4%) e sábado (22,5%).
Pela natureza da data comemorativa, a preferência do consumidor se concentra nos bens de consumo imediato, com destaque para os ovos de Páscoa e chocolates, como pode ser visto a seguir: Ovos de Páscoa, com 68,1% de intenção de consumo; Outros tipos de chocolates (46,4%); Bacalhau, peixes e pescados (18,4%); Pães (16,0%); e Vinhos (13,6%)
Pela natureza dos itens que se deseja adquirir, os supermercados são os locais mais citados para as compras, com 43,4% de citação, seguindo pelos shoppings centers (26,3%) e lojas de rua (24,6%). O comércio eletrônico será pouco utilizado, sendo citado por apenas 2,3% dos entrevistados.
Em 2022, a compra de produtos para a Páscoa foi afetada pelo pico de inflação em alimentos, de modo que a comparação ano a ano fica prejudicada, mas os dados da pesquisa mostram o crescimento da importância desta data comemorativa para a atividade econômica, com reflexos na produção e na geração de empregos.
A pesquisa também revela que, por se tratar de um feriado mais longo e que coincide com o período de chuvas no Estado, a Páscoa movimenta o turismo local, com uma parcela expressiva de pessoas viajando para o interior e para as praias. Neste ano, 21,1% dos entrevistados pretendem viajar na Semana Santa, sendo o Sertão o destino mais citado, com 44,6% das respostas, seguido do Litoral e Praias Cearenses (29,9%) e Região Serrana (21,4% das respostas).
A combinação de disposição para o consumo e a expressiva quantidade de pessoas desejando viajar reiteram a melhora de confiança do consumidor, identificada nas pesquisas sistemáticas do IPDC, criando uma perspectiva favorável para o setor terciário, ainda que resistam às pressões do elevado endividamento e impactos da inflação no poder de compra do cearense.
*Com informações da Fecomércio/CE.
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